Total de visualizações de página

sábado, 5 de setembro de 2009

Washington Olivetto

Para Washington Olivetto, Xangai mistura o mais antigo com o mais moderno dos mundos

Arquivo Pessoal

Washington Olivetto em Xangai

Washington Olivetto em Xangai

Washington Olivetto costuma dizer que nunca está só trabalhando ou só se divertindo, mas sim fazendo as duas coisas simultaneamente. Quando o assunto é viagem --e ele viaja muito-- a máxima fica ainda mais séria: "Faço questão de colocar trabalho nas viagens a passeio e passeio nas viagens a trabalho", diz.

Foi durante uma de suas viagens a trabalho que Olivetto conheceu seu destino mais marcante no mundo, Xangai. Quando esteve lá, em 2001, Olivetto tornou-se o primeiro publicitário ocidental a fazer uma palestra na China. "A plateia tinha mais de 5 mil pessoas, o que, se levarmos em conta o tamanho da população chinesa, era uma plateia de piano-bar", brinca. Para completar a relação de feitos de honra no gigante oriental, o publicitário (que tem três filhos e já escreveu alguns livros) também se orgulha de ter sido convidado a plantar uma árvore no zoológico local, em frente aos dois lobos-guarás que moram lá. "Por causa dos pandas, os zoológicos são lugares de imenso prestígio na China, e plantar uma árvore num zoológico é uma grande honraria", explica.

Para Olivetto, a metrópole mais populosa do país que abriga a maior população do mundo representa uma fantástica síntese do mais antigo com o que existe de mais moderno. "É fascinante ver a multidão pelas ruas, os museus, a manutenção dos hábitos antigos, a invasão de outras culturas e de hábitos contemporâneos, os restaurantes, tudo. A vista do Cloud 9, bar do Hotel Hyatt, que fica no 87º andar, é algo impressionante e resume essas impressões", descreve.

Em suas viagens, a maioria em companhia da esposa e dos filhos gêmeos pequenos, Olivetto não abre mão de boas experiências envolvendo a cultura local, em todas as áreas. "O contato com as peculiaridades culturais de cada lugar --gastronomia, artes plásticas, música-- são as coisas que mais me fascinam e não podem faltar em nenhuma viagem."

M on the Bund, com vista para o rio Huangpu, o T8, moderno e transado, no bairro de Xin Tian Di (espécie de "Soho" de Xangai, segundo o publicitário), e o Le Garçon Chinois, Hengshan Road, são alguns dos restaurantes imperdíveis na seleção de Olivetto. "Quanto aos bares, definitivamente minha dica é o Cloud 9. No último andar do hotel Grand Hyatt, no edifício Jin Mao Tower, o bar está também na lista dos melhores pontos de encontro do mundo, da revista americana "Newsweek". "A vista é absolutamente impressionante, e a arquitetura da Jin Mao Tower é belíssima", diz.

Entre os museus, Olivetto recomenda o Shanghai Museum, na Peoples Great Road, o ShanghART Gallery, que expõe os mais badalados artistas contemporâneos na opinião do publicitário, e o Yu Yuan Garden, "um belo jardim para visitar, com templos lindos", conta.

Washington Olivetto é publicitário e sócio da W/Brasil, uma das maiores agências do país e uma das mais premiadas do mundo. É autor de "O Primeiro a Gente Nunca Esquece", "Os Piores Textos de Washington Olivetto" e co-autor de "Corinthians - É Preto no Branco", ao lado de Nirlando Beirão. Também é o principal personagem do livro-reportagem de Fernando Moraes "Na toca dos Leões", que narra a história da W/Brasil e seus fundadores, incluindo o episódio do sequestro de que o publicitário foi vítima em 2001.

fonte: http://viagem.uol.com.br/famosos/destinos/2009/04/10/ult3942u56.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vizualizadas

Quentinhas

PUBLICITÁRIOS versus PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Grupos do Google
Participe do grupo PublicitáriosVersusPublicidade&Propaganda
E-mail:
Visitar este grupo