Estudo da consultoria Deloitte mostra transformação das ações de venda pela internet, o qual representa 6% do faturamento total.
A consultoria Deloitte apresenta os resultados da pesquisa “As relações de consumo na era do comércio online”. O estudo, que abordou entidades de diversos segmentos e portes econômicos, contou com a participação de 109 empresas que atuam no País, cuja análise aconteceu entre 20 de agosto e 08 de setembro. O objetivo do estudo é retratar a visão e as práticas das empresas em suas relações com o consumidor final e com outras empresas na internet.
De acordo com a consultoria, as empresas analisadas consideram as relações on-line um meio eficiente para a promoção de suas vendas (a internet é apontada por quase 70% das empresas da amostra). O celular, em particular, foi apontado por 22% dos respondentes, o que revela a utilização de modelos com maior conectividade, interatividade e mobilidade perante seus consumidores ou clientes.
Outro ponto de destaque é que apenas 2% dos pesquisados apontaram que o consumidor compra o produto e/ou serviço por impulso, sem uma avaliação criteriosa. “Essa percepção demonstra que as empresas sabem que estão lidando com consumidores mais exigentes e com maior poder de decisão”, avalia Patricia Sousa, gerente da área de varejo e bens de consumo da Deloitte.
Na visão de 50% dos entrevistados que acompanham os hábitos de seu público na utilização da internet, os potenciais compradores buscam, principalmente, obter melhores condições de compra. Além disso, mais de 40% da empresas responderam acreditar que o seu público utiliza a internet para visualizar melhor as características e tomar conhecimento dos produtos e/ou serviços. Porém, percebem que as pessoas e as empresas, apesar de utilizarem a internet para consulta, na maioria das vezes, ainda acabam por efetuar ou finalizar suas compras em instalações físicas.
Diante desse cenário, a pesquisa revela que o foco das empresas na internet está voltado, principalmente, para as relações com o público consumidor. Das empresas analisadas, 53% utilizam a internet para aumentar ou melhorar o relacionamento com consumidores e clientes. Segundo Sousa, a internet ainda se mostra um meio de comunicação a ser melhor explorado nas relações com o mercado e o público-alvo.
A pesquisa também aponta que 80% das empresas se preocupam, principalmente, com a valorização da marca em suas ações de comunicação na internet. No entanto, apenas um terço dos respondentes indica realizar um monitoramento de riscos associados à imagem da empresa.
Além disso, o estudo aponta que o varejo tradicional vem dividindo cada vez mais espaço com meios alternativos de venda. Hoje, o comércio on-line já apresenta boa contribuição para os resultados das empresas, sendo responsável por 6% do faturamento total obtido pelas entidades da amostra. Segundo estimativas dos pesquisados, o canal on-line apresenta grande potencial de crescimento e deve ganhar espaço nos próximos 12 meses, passando a compor 8% dos resultados das empresas.
De acordo com a consultoria, o resultado evidencia que as empresas do País se encontram em linha com o perfil global de utilização de canais ou de multicanais de venda.
Fonte: IP News
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