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quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Qual o medo do publicitário de hoje?

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A resposta é: o futuro.

Primeiro, vamos ligar o capacitor de fluxo e colocar uma data no painel do DeLorean, de preferência para daqui a algumas décadas.

Ao chegar nesse futuro, podemos ver duas grandes forças que ameaçam o publicitário (lembram do Porter?). No futuro, as pessoas pagarão para não ver, receber ou interagir com as propagandas e as mídias sociais vão estar bombando como nunca.

Não pagar por propaganda? Já estamos vendo esse movimento em alguns segmentos. Por exemplo, alguns softwares que cobram para não exibir suas propagandas, jornais online que exibem somente a notícia, sem nenhuma interferência publicitária (através da assinatura dos seus leitores) e o “conhecido” TiVo (serviço de gravação de programas de televisão) que ajuda você a gravar seus programas favoritos pulando todos os comerciais.

Mídias sociais bombando? Bom, elas já estão aí. Hoje, os produtos que são bons (bons mesmo) são vendidos pelas pessoas. Não são mais necessárias as maiores agências com seus grandes contratos com as grandes empresas, para vender seus produtos não tão grandes assim. Quando temos um produto que gostamos em mãos, temos a necessidade de falar para todos meus amigos comprar o mesmo, pois é muito bom! (converse com quem tem um iPhone e verá meu ponto).

A publicidade irá mudar, e hoje estamos vendo primeiro grande passo. Não tem como evitar isso, é um processo natural. Afinal, antes eram gastos esforços com o rádio e hoje as empresas tentam se encontrar no Twitter.

Então, é o fim do mundo? Os profissionais desse ramo já podem se jogar dos prédios? Não, nada disso. (Ufa!)

Para não ser atropelado pelo futuro, temos que observar o mundo com calma. Observar os clientes (não estou falando das empresas como cliente, e sim o consumidor) e ver como eles se comportam. Esses consumidores irão evitar os “reclames do plim-plim” e cada vez mais, vão confiar em amigos e marcas.

Com isso, o publicitário terá que exercitar seu lado sociólogo, nunca se esquecer do branding e sempre olhar um ou dois passos na frente, para o futuro.

Se olhar para o futuro, não será engolido pelo mesmo.

fonte: http://casadogalo.com/qual-o-medo-do-publicitrio-de-hoje

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