Descubra como essa nova modalidade pode ajudar no desenvolvimento da sua carreira
São várias as atividades que podem ser desenvolvidas nas organizações visando o desenvolvimento de pessoal. A mais comum é a formação, entretanto, existe outro tipo de atividade que é chave e precisa ser diferenciada: o coaching.
Em inglês esse termo quer dizer formar ou aconselhar. O "Coaching" visa guiar as pessoas no processo de desenvolver uma atuação na vida pessoal e profissional, com um desempenho que corresponda ao potencial de suas habilidades. Durante a orientação, o "Coach" ajuda seu cliente a estar ciente dos seus recursos e capacidades, bem como de seus valores fundamentais e um senso de propósito de vida. Os pontos fortes do cliente são reforçados através de observação, feedback e estímulos, para o bem de sua vida pessoal, familiar e no contexto profissional.
O coaching nada mais é do que uma atividade profissional onde o coach (consultor), com suas perguntas, ajuda o coachee (cliente), a buscar o autoconhecimento e a realização dos seus sonhos.
Pode parecer difícil diferenciá-lo de outros termos como o mentoring (tutoria), o trainning (treinamento), e incluso o couselling (aconselhamento). Todos eles também definem atividades relacionadas com desenvolvimento de pessoal e, que apesar de dividirem parcialmente o mesmo objetivo e as mesmas habilidades, são distintos segundo os aspectos considerados.
A participação ativa no desenvolvimento dos colaboradores é uma função do responsável de equipe. O coaching pode consistir em ajustar as competências, e em orientar quais devem ser cultivadas, aperfeiçoadas ou estimuladas. O responsável pode informar ao colaborador sobre o desempenho de suas competências e como elas se adaptam a tarefa em questão. O responsável pode orientar sobre quais competências devem ser adquiridas para obter os resultados que o cargo demanda. Ele também pode intervir quando existam crenças que possam influir positiva ou negativamente na confiança do colaborador e afetar seu desempenho.
Ocasionalmente, pode-se solicitar que um chefe leve adiante uma ação de formação, devido a sua capacidade, conhecimento e experiência. Essa ação pode ser dirigida aos seus próprios colaboradores, ou a outros membros da organização. Nesse caso, ele estará exercendo a função de um formador. Quando o coaching é levado adiante, ele também está formando, mas nesse caso o foco deve estar na aprendizagem correta das competências, e não no desempenho das tarefas laborais.
O mentoring, ou a tutoria, busca um objetivo mais amplo: a integração imediata dos membros da organização em todos os aspectos e, especialmente, o desempenho dos mesmos. Em certo momento, os interesses do colaborador podem não coincidir com os da organização. Nesses casos, o colaborador tem que ter total liberdade para se expressar. Nessa situação, pode ser bastante difícil para o chefe exercer esse papel porque, devido a sua posição, ele não pode dar o apoio necessário incondicional que o exercício dessa função requer.
O couselling, ou aconselhamento psicológico, faz menção a um tipo de intervenção orientada a resolução de problemas de conduta, a um nível menos profundo que a psicoterapia. A diferença entre o couselling (aconselhamento) e o coaching é que no primeiro leva-se em conta a iniciativa do responsável pelo setor, enquanto que no segundo, levam-se em consideração os pedidos da pessoa em questão. Ainda que com a formação adequada, não é muito conveniente que o chefe desempenhe a função de conselheiro. O aconselhamento psicológico requer neutralidade e respeito pelo indivíduo. O conselheiro tem que considerar o indivíduo independentemente da organização e, desde a posição de chefe, pode ser difícil ser imparcial.
Coaching, mentoring (tutoria), training (treinamento), couselling (aconselhamento) são atividades que têm em comum a busca do desenvolvimento do indivíduo dentro da organização, e que se aplicam mediante o contato pessoal.
A PNL oferece recursos importantes para que o indivíduo desenvolva as competências necessárias ao seu trabalho. Ela dispõe de modelos, entre outros meios, para relacionar-se com o interlocutor, para colher informações e para intervir nas crenças. Entretanto, também é importante saber qual é o objetivo buscado em cada uma dessas atividades, a fim de evitar problemas e obter melhores resultados.
É um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra a atingir um determinado resultado: seja ele o de adquirir competências e/ou produzir uma mudança específica. Mas não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização. Através do processo de Coaching, novas competências surgem, tanto para o coach quanto para seu cliente.
Não estamos falando só de competências técnicas ou capacidades específicas, das quais um bom programa de treinamento poderia dar conta perfeitamente. Coaching é mais do que treinamento, o coach permanece com a pessoa até o momento em que ela atingir o resultado. É dar poder para que a pessoa produza, para que suas intenções se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados.
Para que o processo de coaching tenha resultados efetivos, é fundamental que o coachee seja responsável pelo seu próprio sucesso, certificando-se de que sua vontade de mudar sua vida é séria e verdadeira e que está pronto para explorar, desafiar e mudar pensamentos, sentimentos e ações que não estão funcionando.
Conceitos importantes do Coaching
* Resultados são uma consequência de ações concretas que são contínuas e pró-ativas.
* Sair da zona de conforto faz com que uma pessoa redefina suas crenças.
* Uma vida gratificante surge através do exercício de recursos pessoais e virtudes.
* A satisfação vem de ter mostrado sua excelência, inclusive em situações adversas.
* O cliente sabe as respostas.
Como?
* Aumentando habilidades chaves
* Encontrando fontes de motivação contínua
* Removendo barreiras mentais
* Modificando atitudes e comportamentos problemáticos que reduzam sua efetividade.
Pressupostos da PNL no Coaching
* Criamos “mapas de realidade” que podemos confundir com o “território”.
* Temos todos os recursos de que precisamos para realizar mudanças.
* Todo comportamento tem um propósito positivo.
* Não existe “fracasso”, tudo é feedback.
O Ciclo do Coaching PNL
Exemplo de metodologia
Como começa o Coaching? Quanto tempo dura? Como encerra o Coaching?
1.Avaliação: Fase inicial em que Coach e Cliente determinam o escopo do Coaching e as metas globais do ciclo a iniciar. Inclui levantamentos através de entrevistas e questionários. A avaliação pode ser vinculada à avaliação de desempenho do Cliente de Coaching.
2.Fundamentação: Como base do trabalho de Coaching, o Cliente constrói os alicerces necessários para alcançar novos patamares de desempenho. Isso inclui um alinhamento de seu processo de mudança com visão de mundo, propósito como líder e valores fundamentais.
3.Formulação: Consiste da formulação de metas prioritárias, para o ciclo em curso, baseada no trabalho de construção. As metas serão mensuráveis e com um plano de ação, visando provocar mudanças significativas durante o Ciclo do Coaching.
4.Implementação: Uma vez formuladas as metas, o Coach e o Cliente trabalham na implementação do plano de ação, com um foco especial para as estratégias e os recursos necessários para que o Cliente execute seu plano.
5.Transformação: Nesta fase, o Coach trabalha na superação de obstáculos e dificuldades, inclusive no sentido de “reprogramar” crenças e suposições limitantes, comportamentos indesejáveis e estratégias não eficazes.
6.Consolidação: O Coach e o Cliente trabalham para concluir e consolidar os aprendizados adquiridos, visando levar o Cliente a seguir adiante, com autonomia. Toma-se a decisão de: continuar com outro Ciclo de Coaching; manter sessões de acompanhamento; ou encerrar o Coaching.
Observação: A pesar de "tarefas," "trabalho de campo" e "metas estiradas" sejam relacionados como parte da fase de implementação, em todas as sessões de coaching - desde o início até o final - o cliente se compromete a realizar atos específicos que o fazem avançar em seu processo.
Coaching Multinível
Níveis Neurológicos e Coaching (fonte: Robert Dilts)
COACHING MULTI-NÍVEL
Um Guia (Ambiente)
O Guia dá apoio ao cliente com respeito ao ambiente no qual as mudanças estão ocorrendo. Neste nível, o guia ajuda o cliente a identificar oportunidades e limites no ambiente. Como isto é uma questão de percepção, um guia também pode trabalhar suposições que o cliente tenha a respeito do ambiente ao seu redor. Um guia pode estar fisicamente no ambiente do seu cliente no momento de seu desempenho e sua própria presença pode servir como um estímulo e âncora positiva.
Um Treinador (Comportamentos)
O treinador - o estilo mais tradicional de coaching - foca os comportamentos e o desempenho. Procura-se criar consciência dos recursos e habilidades que produzem um bom desempenho (ou "performance" como muitos já estão chamando). O treinador faz uma observação cuidadosa dos resultados do seu cliente, dando feedback. Quando se trata de equipes, o treinador ajuda o seu cliente a agir em colaboração com os demais integrantes da equipe. O treinador dá dicas e orientação em relação a como melhorar em contextos e situações específicas.
Um Instrutor (Capacidades)
Ser um instrutor significa ajudar o cliente a desenvolver habilidades cognitivas, visando aumentar competências e um pensamento estratégico e eficaz relativo a uma aprendizagem desejada. O foco está mais em habilidades gerais, em vez de uma "performance" específica em situações específicas. Assim, o instrutor ajuda uma pessoa a desenvolver novas estratégias de pensar e agir. A ênfase está mais em aprendizagem nova do que em um refinamento de desempenho já realizado.
Um Mentor (Crenças e Valores)
Um mentor guia seu cliente a descobrir suas competências inconscientes e superar resistências e interferências internas, especialmente por acreditar, profundamente, no potencial da pessoa e validar suas intenções positivas. Mentores acabam moldando e influenciando crenças e valores de maneira positiva, muito através de "ressonância", liberando e desvelando a sabedoria interna de seu cliente, freqüentemente através do seu próprio exemplo. É comum o mentor se transformar em uma parte internalizada do cliente, de modo que sirva quando está presente, fisicamente, e também nos momentos em que está presente na mente e no coração do cliente. As pessoas naturalmente levam dentro de si mesmos seus "mentores internos" como conselheiros para toda a vida, para guiá-las em várias situações.
O Patrocinador/Sponsor (Identidade)
O patrocinador se relaciona com o cliente reconhecendo e validando (vendo e abençoando) a sua essência e/ou identidade. Este processo envolve a busca e guarda de potencial dentro de outros, focando o desenvolvimento de identidade e valores fundamentais. A eficácia do patrocinador vem do seu compromisso em promover algo que já está dentro da pessoa, porém ainda não expresso plenamente. A comunicação do patrocinador está repleta de mensagens do tipo: Você existe. Te vejo. Você é valioso. Você é importante, especial e único. Você é bem vindo. Você pertence a este lugar. Você tem algo para contribuir. Um bom patrocinador cria condições e contextos para que outros possam agir, crescer e prosperar.
Aquele que desperta (Visão e Espiritualidade)
O Coach que é "aquele que desperta" vai além dos níveis anteriores, para incluir visão, missão e espírito. O seu apoio visa a criação de contextos e experiências que trazem à tona o melhor do seu cliente em termos de compreensão, de amor, "self" e espírito. O Coach que atua como "aquele que desperta" consegue este efeito com as pessoas através de sua própria integridade e congruência. Ao estar em contato profundo com sua visão e missão, o Coach desperta em outros, com cada um, este contato profundo com a própria visão e missão.
Em termos gerais, Coaching é o processo de apoiar uma pessoa a ter a melhor vida profissional ou pessoal que ela pode criar. Há diferentes tipos, contextos e papéis de Coaching.
Atualmente, existem diversos tipos de coaching, e em todos eles, as habilidades envolvidas são as mesmas – ajudar as pessoas a ser o melhor que elas puderem ser. O coaching pode ser executivo, de vida, esportivo, empresarial ou de carreira.
O resultado do coaching é a satisfação de saber que suas escolhas profissionais serão feitas conscientemente, analisando os prós e contras. Além disso, todos os seus esforços estarão direcionados para um objetivo pré-determinado, o que torna a vida mais leve e o caminho, menos árduo.
O coaching de carreira, especificamente, ajuda o jovem profissional que quer encontrar um emprego, mudar de carreira ou voltar ao mercado de trabalho. O investimento no processo pode ser o fator diferencial, pois promove, já no início da vida profissional, um alinhamento entre: conhecimento, habilidade, atitude e ação.
Coaching Executivo
É o desenvolvimento de competências identificadas como chaves para o aprimoramento profissional. Também é um aprimoramento pessoal, pois o executivo aprende a fazer uma liderança de si mesmo. A empresa como um todo se beneficia com o coaching, por esse ser um caminho de transformação organizacional através do alinhamento individual e coletivo com foco no futuro desejado.
Dentro do Coaching Executivo, há contextos diferentes de aplicação: ·
* Competências e Habilidades - foco no projeto atual ou apoio para uma situação específica.
* "Performance" - foco no cargo e demandas atuais, visando uma plena expressão de força profissional.
* Desenvolvimento - foco em responsabilidades de cargo futuro ou no futuro da carreira, fortalecendo competências agora para estar pronto na hora de assumir novas responsabilidades e responder à altura de desafios e novas oportunidades.
Coaching de Vida
O Coach realiza uma consultoria individual com seu cliente com o propósito de criar satisfação e um senso de realização na vida. Muitas pessoas procuram Coaching de Vida num momento em que já estão bem encaminhadas, mas querem investir em si mesmas para usufruir plenamente do seu potencial a fim de criar excelência.
Coaching de Negócios
Assuntos de Coaching de Negócios abrangem competências pessoais e profissionais bem como "know-how" específico no mercado do cliente.O Coach possui treinamento como Coach bem como experiência em determinada área de negócios.
Coaching Liderança
O Coaching na Liderança é um processo muito focado no qual o gestor orienta seu colaborador no desenvolvimento do seu desempenho, usando metas claras para criar alvos mensuráveis
O que faz um líder coach?
* Reconhece potencial e desenvolve competências da sua equipe.
* Envolve-se na aprendizagem da sua equipe.
* Assume uma co-responsabilidade com respeito ao desenvolvimento e alcance de metas.
* Encaminha e recebe comunicações vitais para resultados excelentes.
COACHING: UM COMPROMISSO COM RESULTADOS E REALIZAÇÃO
Os papéis de Coach e de cliente
O termo inglês coach tem origem no mundo dos esportes e designa o papel de treinador, preparador, "o técnico" como conhecemos. Devido as distorções que os próprios técnicos fazem do real significado deste papel, usarei o termo em inglês para evitar contaminações. E para enfatizar as diferenças, chamarei de "cliente" a pessoa a quem o coach atende. É o coach que dá suporte ao "cliente", serve ao cliente e não o contrário. Mesmo que seja um líder apoiando pessoas do seu time, ele está a serviço do time e não o inverso. Esta é uma das distorções a que me referi acima.
Coach também é confundido com conselheiro, mentor e guru. Apesar de extremamente valiosos, nenhum destes papéis requer o compromisso de apoiar pessoas a realizar metas. No papel de coach, este compromisso é fundamental na medida em que o coach atua no campo do desempenho - resultado e realização pessoal - e influencia no desenvolvimento de padrões éticos, comportamentais e de excelência.
O que você pode esperar da relação entre o Cliente e o Coach?
* Importa-se com o bem-estar do Cliente
* Cria elos de confiança mútua
* Apóia o Cliente quando enfrenta dificuldades
* Ouve com interesse e consideração
* Dá e recebe feedback
A Visão de Futuro
Na relação com o cliente, o coach deve: 1. estimulá-lo a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal; 2. desafiá-lo a "sonhar acordado", a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora.
Isto é particularmente importante porque não é raro as pessoas definirem suas metas para atender aos desejos e necessidades dos outros, chefes ou familiares. Às vezes, a visão que o cliente tem do problema é a própria fonte do problema. Por exemplo, um cliente muito viciado numa determinada estratégia de negócio pode não perceber novas e melhores estratégias. Coaching é uma relação dinâmica que permite romper antigos paradigmas e estabelecer novas fronteiras.
Coaching é uma relação sólida, consciente
É necessário que a relação entre coach e cliente seja de muita confiança. Para isto é imprescindível que haja feedback constante entre os dois, facilitando a compreensão mútua dos valores e a troca de experiências. Esta prática de abertura, central em Coaching, abre espaço para um alto padrão de desempenho. O coach incentiva o cliente a compreender todo feedback que a experiência proporciona e a analisar a situação sob novas perspectivas. Com seu feedback, o cliente amplia sua consciência e fortalece sua auto-estima.
Vivemos vitórias e realizações, mas também conhecemos a dor, os fracassos e as frustrações. Tanto no sucesso como no fracasso, a auto-ilusão atrapalha o aproveitamento da experiência, porque ela protege o ego. No sucesso, a ilusão mais comum (porque doce) é a de que ele será eterno; no fracasso, é o medo de que isto se torne um padrão e que a derrota seja iminente. Os problemas de auto-estima são fatais para o desempenho porque favorecem a auto-ilusão. É mais confortável enganar-se do que enfrentar críticas. Um cliente com baixa auto-estima pode rejeitar o feedback do coach, dificultando o avanço do processo.
Por outro lado, se o coach tiver tido um fracasso recente, ele pode iludir-se e deixar que seus sentimentos de inveja em relação ao sucesso do cliente possam comprometer os resultados. Especialmente se o cliente for inexperiente ou pouco observador. Por isso, o coach precisa estar muito atento à sua visão da realidade e à consistência de sua própria auto-estima. Coaching é aprender e desaprender. Se não pudermos desaprender, é muito difícil sermos bons coaches ou clientes. Coaching é desenvolver um novo nível de consciência.
Análise da trajetória ou... a bagagem de mão
É extremamente importante que o coach e o cliente conheçam bem a trajetória de realização um do outro. Conhecer as atitudes do outro, seus valores, padrões de comportamento e principais sucessos e fracassos. Conhecendo o cliente, o coach poderá ajudá-lo a identificar o gap entre a visão de futuro dele e a sua situação e competências atuais. E, conhecendo o coach, o cliente saberá usar melhor a sua experiência, sua bagagem.
A análise da trajetória não deve transformar o passado numa plataforma para a visão de futuro, isto limitaria o futuro a ser uma extensão do passado. Esta análise serve para identificar pontos fortes e fracos (de ambos) que possam influir no desempenho futuro e que devem ser considerados no plano de ação. Assim, facilita o sucesso do plano de ação e evita problemas decorrentes da falta de planejamento.
Coaching é ação comprometida
Coaching é determinação, é a coragem necessária quando se tem desafios a superar. As emoções são essenciais para construir uma ponte vigorosa entre o coach e seu cliente, que sustente o percurso desde a intenção até a realização. Sem emoção, não há envolvimento nem energia para a ação. Alegria, determinação e, principalmente, confiança são as bases para um relacionamento/projeto bem sucedido. Respeito, solidariedade e afeto tornam o caminho mais suportável.
Mas, é preciso construir uma trilha clara para que estas emoções surtam o efeito desejado. É preciso construir um plano de ação previamente acordado entre coach e cliente para garantir o sucesso do projeto. Sem ele, o coach não tem onde apoiar o seu compromisso. Entretanto, este plano não deve ser uma camisa de força à qual os dois estão amarrados, e sim deve funcionar como uma bússola, um esquema norteador na jornada que ambos estão empreendendo.
A Liderança na organização
Coaching não é um processo novo, embora seja pouco disseminado nas organizações. Uma das razões disto é o fato de ter sido transposto da casa para a empresa sem os filtros ou adaptações necessários. Pior, com as mesmas limitações com que é feito em casa. Gerentes podem confundir o papel de coach com o de pai, tratando o outro profissional como o seu filho. O contexto psico-emocional é diferente, agravado pela situação de poder estabelecida, o que causa problemas para os dois lados. A outra razão é que os benefícios do processo não ficam claros para todos. Por que as pessoas deveriam dedicar-se ao desenvolvimento dos outros?
Porque Coaching é liderança refinada. Coach é líder, nem todo líder é coach. Para ser coach, não precisa ser chefe do cliente, embora gerentes, chefes e supervisores sejam os coaches mais prováveis, em função da liderança que se espera que eles exerçam junto aos outros e não sobre os outros. Os coaches ganham uma escola prática de liderança e autoconhecimento que nenhuma formação acadêmica dá, os clientes ganham suporte ao seu desenvolvimento e a organização ganha uma extraordinária rede de formação contínua e compromisso com resultados. Pode haver algo mais útil e econômico?
FONTES DE PESQUISA:
http://www.guiarh.com.br/PAGINA22D.htm
http://www.nube.com.br/site/marketing/guia_de_carreira/2/mat_02_tela
http://www.pnlnucleo.com.br/oqueecch.htm
http://site.suamente.com.br/o-coaching-e-o-desenvolvimento-de-pessoal-nas-organizacoes/
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