O Benchmarking, apresenta-se como poderosa ferramenta, na busca por vantagens competitivas , por diferenciação em mercados , por excelência em custos e preços; permitindo identificar fraquezas e ameaças e traçar ações de visem neutralizar a negatividade destes itens.
BENCHMARKING:
Entende-se como benchmarking, não só um processo de comparação entre empresas, mas segundo Balm, “ o benchmarking é uma investigação comparativa, que analisa a lacuna entre o nível atual de desempenho de uma organização e o que existe de melhor “.
Esta técnica, mostra-se com tipos diferenciados; assim é que identificamos formas de benchmarking, como:
- Interno, onde os parâmetros de maior eficiência, estão situados no ambiente interno das próprias corporações;
- Competitivo, onde busca-se a análise com fatos e dados oriundos da concorrência e;
- Colaborativo, onde as empresas de diversas atividades, trocam entre si, informações e experiências, que possibilitam o aproveitamento mútuo das excelências.
As principais vantagens advindas do uso desta ferramenta, que podemos constatar são:
- Obriga a corporação a manter um enfoque contínuo no ambiente (interno e externo), permitindo identificar novas tendências e tecnologias;
- Garantir a competitividade, entre seus concorrentes e buscar diferenciais para com eles;
- Maximização da eficiência no ambiente empresarial;
- Quebra de paradigmas, através da motivação do pessoal, e implantação de nova cultura empresarial.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido, tomando-se por base o mercado de produtos alimentícios, em específico, o segmento dos biscoitos e bolachas.
Selecionamos 03 (três) empresas atuantes no ramo.
Destas empresas, focamos o trabalho em um produto, comum as três: o biscoito cream cracker.
Detalhamos alguns problemas, identificados na empresa de menor porte, a partir da pesquisa e informações obtidas, nos pontos de venda, em contato com consumidores e distribuidores e com a própria empresa.
Estes aspectos foram confrontados com padrões mais eficientes apresentados pelas outras empresas, e, portanto, balizaram a análise de melhoria contínua pelo benchmarking.
IDENTIFICANDO PROBLEMAS:
A LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO É PRECÁRIA E LIMITADA:
Identificamos, que o poder de distribuição do produto é limitado, e deficiente, em relação aos níveis apresentados pelos demais fabricantes. Diversos pontos de vendas, não possuíam o produto por que não eram supridos com a regularidade necessária.
É fundamental, traçar um plano de distribuição mais eficiente, realista e comprometido, além de planejar-se os necessários investimentos nesse setor.
A EMBALAGEM DO PRODUTO NÃO AGRADA AO CONSUMIDOR:
O fabricante utiliza-se de uma embalagem para o produto, de qualidade nitidamente inferior aos demais concorrentes.
É uma embalagem difícil de abrir, manusear, e guardar, além de não preservar o produto de maneira eficaz, permitindo quebras e violações.
O desenho da marca e a grafia da arte, nas embalagens, também não é atrativa.
Faz-se necessário, a busca por um processo de embalagem mais moderno, mais prático e confiável, e que agregue um trabalho visual profissional e de bom gosto.
A QUALIDADE DO PRODUTO É NOTADAMENTE INFERIOR:
Partindo do pressuposto que basicamente os ingredientes do biscoito cream cracker, são os mesmos para todos os fabricantes, identificamos que falta um conhecimento mais específico nos processos de produção da marca de menor expressão no mercado, que permitam uma melhora sensível do produto final, sem a incursão em custos suplementares.
A busca por uma tecnologia de produção mais moderna, o treinamento e a capacitação da mão-de-obra envolvida, o cuidado na seleção e compra dos insumos; trariam uma sensível diferenciação no consumo da mercadoria.
VISÃO EQUIVOCADA DO PUBLICO ALVO (HEAVY USER):
A adoção de uma política empresarial voltada para um produto que deverá ser consumido essencialmente pelas classes menos abastadas da população, pode em muitos casos trazer uma vantagem competitiva, seja pela ausência de concorrência, seja pelo barateamento de custos, seja pela própria cinética do mercado.
Porém no caso da empresa de menor market share, nota-se um erro de avaliação.
Ao priorizar um produto de qualidade não tão esmerada assim, a empresa perde mercado, quando da expansão da classe “C” na economia paulista.
Sabe-se, que esta expansão da classe “C” advém principalmente, de consumidores das classes “D” e “E”, que pelo incremento de renda, modificaram seus hábitos de consumo alimentares, inclusive nos biscoitos e bolachas; razão pela qual há uma sensível quebra na demanda por seus produtos, que resultam em encalhes e devoluções.
AUSÊNCIA DE DIVULGAÇÃO, PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING:
Não identificamos em nenhuma das fontes, qualquer material ou ação com o cunho do título, ou seja, visando a difusão do produto no mercado.
O desconhecimento da marca e do produto é generalizado, e as operações de vendas realizam-se apenas no pressuposto do preço baixo.
É fundamental pensar a adoção de uma assessoria especializada, neste segmento mercadológico, se de alguma forma a empresa pretende sobreviver de vendas, pois ela mostra-se perigosamente ignorante das forças que fazem mercado e empresas existirem.
CONCLUSÃO:
O benchmarking tem uma grande vantagem em relação a outras ferramentas auxiliares na gestão de empresas, que é a sua utilização em qualquer tipo e porte dos negócios, sejam eles voltados a lucratividade ou não. A razão desta flexibilidade funda-se na razão de ser do próprio benchmarking, qual seja, a melhoria contínua em produtos, processos e serviços.
A disseminação desta poderosa arma nos negócios, não se deu ainda, por falta de conhecimento e ousadia dos gestores; mas seus resultados são tão evidentes, que não podem ser abstraídos do planejamento estratégico de qualquer corporação, sob pena de incorrer-se em um erro grave e fatal aos negócios.
Os exemplos aqui apontados e as soluções recomendadas, são frutos do uso dessa ferramenta e que se acatados por uma administração competente, podem reverter esforços e lucros e estabilidade para a empresa.
Fonte: http://www.artigonal.com
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