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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

E o Twitter enterrou um carro

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As mídias socias não estão em evidência sem motivo. Ao mesmo tempo em que podem ressucitar uma empresa, podem também acabar com negócios inteiros e mais recentemente, cancelar o lançamento de um carro.

Em um processo de reestruturação sem precedentes, a General Motors sabiamente ouviu seus consumidores e escapou de fazer um lançamento desastroso nos Estados Unidos cancelando o projeto de um novo carro da Buick (marca subsidiária) depois severas críticas no Twitter. Depois que a GM fez a exibição do carro (a foto é a única que foi publicada e mostra apenas um detalhe) no dia 6 de agosto, o bombardeio começou. O carro é uma adaptação de um modelo da Saturn (também da GM).

A reclamação maior é a de que o carro não tinha nada a ver com a marca Buick, conhecida por ser bastante luxuosa. E diante de tanto alarde, decidiram não levar o projeto à frente. No blog da GM, o vice-presidente Tom Stephens disse:

Percebemos o impacto e a consistência das críticas ao modelo e o que decidimos dar em resposta é um bom exemplo da essência da Nova GM… agindo rapidamente, de forma vigorosa e ouvindo todos aqueles que tinham uma opinião a dar (mais aqui. Em inglês).

Apesar de tantas perdas nas finanças que quase levaram a GM à falência, é bom ver que os executivos da empresa aprenderam a utilizar as ferramentas de comunicação em mídias sociais. Eles perceberam o poder da opinião dos consumidores e que é bom levá-las em conta antes de tomar decisões que podem por a perder todo o processo de recuperação.

fonte: 30"

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