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segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COMO CONQUISTAR CLIENTES NO TWITTER


Para aqueles que não conhecem, o Twitter é uma ferramenta gratuita (sim, grátis!) que funciona de forma similar a um microblog. No Twitter, são permitidos apenas 140 caracteres por postagem.

Luciana Torreão

O que poderia parecer uma limitação na verdade deu asas à imaginação, criando uma nova maneira de se comunicar. Há pessoas que utilizam a ferramenta para, literalmente, narrar cada passo dado (Estou lendo/ Estou vendo TV/ Volto daqui a pouco/ Vou tomar banho, e por aí vai...). Até aí, você deve estar se perguntando: Mas o que o Twitter tem a ver com o varejo, e como posso utilizar esta ferramenta para vender mais? Uma das grandes sacadas do Twitter é que, quando você adiciona amigos, passa a acompanhar suas postagens automaticamente, algo como um Big Brother escrito.

Então, quando eu lhe adiciono, passo a acompanhar ininterruptamente todas as suas postagens, de forma voluntária (é o leitor que decide se vai segui-lo ou não), e muito mais interessante do que um spam, ou e-mail não desejado. Iniciado pelas revistas e canais de informação, que viram no Twitter uma excelente oportunidade de divulgar as informações como pequenos “drops” ao leitores, alguns varejistas conseguiram visualizar novas e excelentes oportunidades de mercado.
Empresas como a Tecnisa, Dell, Submarino, entre outras, têm descoberto o impacto que o Twitter pode causar nos próximos anos, utilizando grandes e inteligentes estratégias.

Algumas estratégias que vêm dando certo:
Divulgação e inscrição para eventos ou lançamentos: “Clique aqui e saiba mais sobre a estreia de hoje nos cinemas: Transformers 2” (chamativo e com apenas 78 caracteres)
Convites para se cadastrar em sites de empresas ou a newsletters: “Preencha hoje nosso cadastro e concorra a uma viagem ao Nordeste” (promoção com 64 caracteres);
Divulgação de empregos e ofertas de trabalhos: “Vaga gerente de marketing em São Paulo” (ocupou somente 38 caracteres!);
Propaganda sazonal: “Tem dúvida para presente de Dia das Mães? Acesse nosso site e veja excelentes promoções” (olha só: uma promoção em 87 caracteres!);
Promoções instantâneas: "Na próxima hora, quem ligar para xxxx-xxxx ganha um superdesconto na compra do produto tal...." (outra promoção, agora em 102 caracteres!);
Promoção direta: "Computador XPTO HD 500GB 4Gb Ram Placa de vídeo 512Mb, por apenas R$ 1.500,00. Clique aqui (com informações técnicas e apenas 89 caracteres!);
É interessante avaliar que, ao contrário de outras mídias de internet, a praticidade do Twitter é incrível. Como, até o momento, só é possível postar através de texto, e da mesma maneira que todo mundo, não são necessários custos para a confecção e implantação de banners ou imagens específicas, otimizando o tempo e o custo das operações de divulgação e marketing.
Deixando um pouco de lado o aspecto promocional, estar no Twitter também pode ser uma excelente ferramenta para avaliar o feedback de seus consumidores, além medir também o quanto seus consumidores adoram sua marca, uma vez que o processo de associação é voluntário da parte de seu consumidor.
Do mesmo modo, “seguir” seu consumidor no Twitter pode ser uma excelente maneira de demonstrar a importância que você dá a ele. Ou seja, além do âmbito promocional, o Twitter pode ser uma excelente estratégia de fidelização e comunicação com seus clientes, e novamente, vou salientar: de forma ética e gratuita.

Ainda não é possível prever se o Twitter será realmente um avanço ou somente uma febre, como o Second Life (alguém se lembra disso?), onde várias empresas abriram até mesmo lojas virtuais – até a Globo chegou a entrar nessa onda!
Entretanto, se é gratuito e pode render tão bons frutos, por que não tentar?
Um grande abraço e boas vendas.

fonte: http://www.revistapronews.com.br

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