Você sabia que imagens de rostos podem ser usadas como guia para direcionar os olhares das pessoas por um site ou anúncio? Muita gente nem se dá conta, mas isso acontece mesmo! Todas as vezes em que mencionei isso com meus amigos, a cara de estranheza sempre apareceu. Mas depois que as pessoas param para pensar, vêem que isto é natural. Todo mundo faz.
Vou apresentar aqui um experimento feito com o eye tracker, um programa que determina o local onde você mais olha em uma tela e por quanto tempo. A imagem abaixo é uma amostra do comportamento de uma pessoa olhando para a figura:
Os círculos representam os locais onde a pessoa fixou os olhos. Perceba que começa no meio da imagem e vai direto para o rosto do bebê. Olha para ele por algum tempo e só depois move para o início do texto.
Aqui é o mesmo bebê, só que desta vez olhando para o começo do texto. Viu como desta vez, os olhos ficam menos tempo sobre o rosto da criança e passam mais rápido para o texto?
Aí você diz que uma pessoa só não é parâmetro nenhum.
Se você ainda não está convencido, aqui tem um mapa do padrão apresentado por 106 pessoas olhando para a primeira figura. Quanto mais vermelho o ponto, mais tempo as pessoas passaram olhando.
O maior foco é no rosto da criança, enquanto que no texto mesmo, é bem pouco.
Agora com a segunda imagem (essas imagens foram mostradas em ordem aleatória para as pessoas na sede da Tobii, utilizando o Tobii T60 Eye Tracker):
Viu como a pessoas deram bastante atenção para o lugar onde a criança estava olhando? Sem contar que na segunda imagem elas perceberam muito mais a marca.
Na propaganda tendemos a olhar para onde o personagem do anúncio olha. Se ele está olhando para nós, simplesmente devolvemos o olhar e só. É como a campanha da Lay’s: chamaram tanta atenção para outro lugar, que a marca ficou esquecida em um canto.
Rostos e coisas que chamam atenção podem ser usados para guiar o consumidor para o conteúdo principal e fazer com que ele efetivamente o consuma.
Já que é assim, o gato lá em cima te pergunta: Para onde você está olhando?
FONTE: 30"
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