Com o aumento de oferta e o crescimento das faculdades, o mercado vem recebendo a cada dia profissionais cada vez mais instruídos, porém cada vez mais desanimados, pois a maior parte do que é apresentado, estudado e aplicado em salas de aula nem sempre é como as empresas costumam seguir.
A mistura de profissionais defasados em altos cargos, por apadrinhamento ou simplesmente por já fazerem parte do patrimônio da empresa, muitas vezes impossibilitam o crescimento ou a modernização das metodologias da empresa. O mercado está infestado de profissionais "velhos de pensamento" tornando as empresas que trabalham cada vez mais engessadas, sem espaço para um crescimento diferenciado e sem incentivo moral para o crescimento intelectual de seus colaboradores.
Outro fator muito importante é a má administração por parte de gestores, que não possuem grau de organização, muitas vezes desconhecendo alguns procedimentos e acontecimentos. A Organização dentro das empresas é fundamental para que todos os processos corram da melhor forma possível, diminuindo com isso os índices de erros e perdas, dando aos colaboradores um ambiente muito mais propício a fechamento de negócios.
Trabalhar em um ambiente saudável, com profissionais com mente aberta e investidores, que invista nos funcionários, que posua metodologia fundamentada e organizada com certeza são fatores indispensáveis para o sucesso de toda uma equipe e consequentemente da empresa como um todo.
Os dois textos abaixo ilustram melhor sobre o assunto abordado:
O Comprometimento nas Organizações
O comprometimento apresenta-se, hoje, como uma vantagem competitiva, visto que na busca por qualidade e eficiência as organizações necessitam a cada dia empenho das pessoas no trabalho.
Comprometimento organizacional refere-se ao vínculo organizacional do indivíduo com uma instituição.
É caracterizado por uma forte identificação da pessoa com a missão e com os valores da organização. Representa mais que envolvimento. Demonstra o grau ao qual uma pessoa se identifica psicologicamente com o seu trabalho. Trata-se da competência mais procurada pelas empresas.
Atualmente, não há mais lugar nas organizações para a figura limitada e simplória do funcionário convencional, que não tem nenhum compromisso a não ser passar o cartão no relógio de ponto e cumprir rotinas.
Funcionários comprometidos são recursos indispensáveis para se alcançar os objetivos empresariais, pois o comprometimento é visto na disposição para agir, nas atitudes e comportamentos. É dedicação, perseverença e paixão. Disposição para realizar o “algo mais”. Esforço para apresentar diferentes soluções, mostrar empenho, iniciativa e criatividade.
Somando-se a isso, o profissional comprometido atua como um empreendedor, ou seja, trabalha como se a empresa fosse sua. É pró-ativo, em busca da melhoria contínua, contribuindo para o crescimento da empresa.
Inversamente, para a pessoa pouco identificada com o seu trabalho, a vida se passa fora dele. Ele não constitui o interesse principal, os interesses estão lá fora.
Ainda existem empresários que acreditam que basta assinar uma carteira de trabalho e pagar os salários em dia, para que os funcionários comprometam-se com a empresa, façam seu trabalho corretamente e se interessem por melhorias contínuas. Não esqueça de que os objetivos empresariais só serão alcançados com o trabalho de pessoas motivadas e satisfeitas.
Todo indivíduo se compromete, ou pode se comprometer com a organização, se lhe são dados os meios para isso. Comprometimento é função de tarefas desafiantes, de autonomia e participação.
Considero que o comprometimento ocorre quando o profissional compreende plenamente o seu papel. Ninguém se compromete com o desconhecido. É necessário que a gerência comunique com clareza os objetivos organizacionais.
É de suma importância que a empresa propicie um ambiente estimulador.
É preciso ter em mente que o comprometimento se consegue quando existe satisfação e paixão no exercício da função. É nessa condição que se verifica a doação e a entrega.
O modo como os gerentes tratam seus subordinados também pode influenciar o comprometimento deles. A empresa que deseja obter o comprometimento da equipe, trata seus colaboradores como gente, oferece boas condições de trabalho e justas recompensas.
Também as relações interpessoais podem contribuir favoravelmente nesse processo. Quanto mais favoráveis forem as relações sociais no ambiente de trabalho, mais as pessoas se comprometem.
Faça o teste abaixo para avaliar se a sua equipe é comprometida:
- Demonstra vontade de aprender? É curiosa e pergunta o que não sabe?
- Cuida dos detalhes?
- Não deixa nada pela metade? Sempre termina o que começa?
- Preocupa-se mais com as soluções do que em achar culpados?
- É empática? Coloca-se no lugar das outras pessoas?
- Assume seus erros? Não culpa os outros?
- Não reclama da vida e não fala mal das outras pessoas? Age para mudar a realidade?
- Persiste até alcançãr os objetivos?
- Cumpre prazos e horários?
- É participativa, dá idéias, colabora com os outros?
Agora que você avaliou os seus funcionários, chegou a sua vez de se auto-avaliar. Reflita sobre as seguintes perguntas e você saberá se há motivos ou não para que os funcionários da sua empresa comprometam-se com o negócio:
- Você realmente conhece seus colaboradores?
- Como estão sendo liderados?
- Demonstra afetividade nas relações interpessoais?
- Há clareza nas comunicações?
- Qual a imagem que os funcionários têm da sua empresa?
- Possibilita que os funcionários desenvolvam as competências necessárias para terem bom desempenho?
- Dá e recebe feedback?
- Valoriza os colaboradores pelos resultados alcançados?
- Incentiva a criatividade?
- Todos sentem que estão no mesmo barco?
- Conhecem o “norte” da organização?
Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo - RS.
http://pdvnews.blogspot.com/2009/07/o-comprometimento-nas-organizacoes.html
Do que são feitas as Equipes?
Escrito por Gustavo Vannucchi
Do que são feitas as Equipes?
Nada melhor que matemática para ajudar a encontrar a resposta:
Primeiro de tudo, os componentes: você tem várias pessoas trabalhando em conjunto para alcançar uma metas de uma empresa.
Pessoas = indivíduos singulares, com diferentes histórias, sentimentos, motivos. Empresa = onde profissionais trabalham
Agora, as palavras que entram na equação são mundo e profissional:
Profissional = o que você espera de pessoas no trabalho. Mundo = onde as pessoas vivem
Matematicamente eu diria:
Pessoas = Profissional
--------- --------------
Mundo = Empresa
(Pessoas estão para o Mundo assim como Profissionais para Empresas)
Onde:
"Pessoas" é a que contém os profissionais "Mundo" é o grupo que contém a Empresa
O resultado parcial:
Matemática não nos define. Mas certamente nos faz ver que a dinâmica de uma equipe é baseada em pessoas atuando profissionalmente com o objetivo de satisfazer os interesses da empresa.
Lidar com personalidades as vezes é frustrante, mas a maior parte do tempo excitante. Tudo depende da interação. Não existe tal coisa como uma pessoa que "se encaixa" com todo mundo. Tem sempre alguém que simplesmente não tem uma relação fluente com você. Por esse motivo, líder é uma pessoa capaz de desenvolver interação com todos de forma neutra, equilibrada e positiva. Parece fácil, mas pode ser difícil. O que está a seu favor, se você for o líder, é sua personalidade, ou seja, sua aptidão natural para desenvolver tal nível de interação. Não fosse isso você não seria o líder. Todos os tipos de personalidades vão cruzar seu caminho. Aqueles que não querem participar de nada, aqueles que sempre concordam com todos, aqueles realmente estão dispostos a ajudar. O importante é saber quando e como agir. Muitos entendem que a palavra “líder” significa “quem está à frente”. Em parte é verdade. A verdade é que um verdadeiro líder está à frente dos problemas, mas age em todos os níveis, seja por trás das cortinas ou à frente do grupo. Mas sempre dando apoio aos membros da equipe.
A conclusão:
Equipes são feitas de Personalidades – palavra que melhor define a parte humana do profissional - E um Líder - que é escolhido pela equipe como aquele com poder de lidar com personalidades e orientá-los através das suas necessidades e expectativas profissionais.
http://executivosbrasil.blogspot.com/
A história: A Corrida de Canoas
corrida_canoa_01Duas empresas (de acordo com a história, uma brasileira e outra japonesa) criaram um desafio que consistia numa corrida anual de canoas, onde, em cada canoa iriam até 8 homens de cada empresa.
Então as equipes treinaram arduamente e estavam em sua melhor forma no dia da corrida. No entanto, os japoneses venceram com mais de 1km de vantagem.
Após a grande derrota a equipe brasileira ficou muito desanimada e chegou a pensar em desistir, mas o diretor geral da empresa brasileira decidiu que venceriam no próximo ano e, para tal, criou um grupo de trabalho para examinar o que houve de errado na corrida.
Depois de muito tempo de estudos, análises e relatórios, o grupo que examinava os fatos da corrida concluiu que a equipe japonesa possuía em seu barco um capitão e sete remadores enquanto a equipe brasileira possuía sete capitães e um único remador. O diretor geral tomou uma decisão e contratou uma terceira empresa para analisar a estrutura de sua equipe.
corrida_canoa_02Depois de longos meses de trabalho os especialistas contratados concluíram que a equipe possuía capitães de mais e remadores de menos, e informou isso ao diretor geral. Este, por sua vez, decidiu então que a estrutura da equipe deveria ser alterada imediatamente.
A estrutura da equipe foi então reformulada e ao invés de sete capitães, teria agora apenas 4 capitães, dois supervisores de capitães, um chefe de supervisores e um remador. Mas agora o remador teria atenção especial, toda a equipe funcionaria a seu favor, o remador deveria ser melhor qualificado, ter mais treinamento, ser constantemente motivado e principalmente ser conscientizado de sua inviável responsabilidade.
Chegou o próximo ano e ao final da corrida a equipe japonesa venceu mais uma vez, porém com mais de 2km de vantagem, o dobro da vantagem do primeiro ano de corrida.
corrida_canoa_031O diretor geral em conjunto com toda a diretoria da empresa brasileira decidiu que o remador deveria ser demitido pelo seu péssimo desempenho na corrida. E decidiram também, que para não desmotivar o resto da equipe todos seriam recompensados com um prêmio por sua enorme dedicação e motivação que tentaram, sem sucesso, incutir na equipe.
O diretor geral preparou um relatório da situação, no qual ficou demonstrado que: A melhor tática havia sido escolhida, a equipe estava bem organizada e que havia motivação suficiente mas que o material utilizado ainda deveria ser melhorado e, por último, que um remador mais qualificado e empenhado deveria ser contratado.
Hoje a empresa está cogitando a idéia de trocar ou construir uma nova e mais moderna canoa.
Muitas boas conclusões podem ser tiradas dessa história: os muitos caciques para os poucos índios, inabilidade para detectar a causa raiz de um problema, agir onde não está a causa problema, superestimar os problemas (vide o grupo para analisar a corrida e em seguida os consultores especialistas) e principalmente, foco no processo e não nas pessoas.
http://www.jeveaux.com/blog/tag/lideranca/
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Há 2 meses
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