Total de visualizações de página

sábado, 5 de setembro de 2009

História da Comunicação

1901
O sistema de radiocomunicação foi patenteado por Marconi. Mas as primeiras transmissões diárias de rádio foram iniciadas em 1910 por Charles Herrold, da Radio Broadcasting de San Jose, na Califórnia (EUA).

1926
Os americanos dos Laboratórios Bell desenvolveram o protótipo de um fax. O aparelho se baseado na idéia do escocês Alexander Bain de transmissão e reprodução de material gráfico à distância, e no aparelho telefônico de Graham Bell. O primeiro aparelho foi fabricado em 1947 pela empresa inglesa Muirhead, cuja principal atividade era a telegrafia sem fio.

1958
O exército norte-americano colocou em órbita o primeiro satélite de comunicação (SCORE). Quatro anos depois, a Bell Laboratories desenvolveu para a AT&T o Telstar 1, primeiro satélite comercial capaz de transmitir sinais de televisão e chamadas telefônicas ao vivo.

1969
O presidente Getúlio Vargas instituiu o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), que originaria a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

1970
A fibra ótica passou a ser usada, revolucionando a telecomunicação. Em 1988, foi instalado o primeiro cabo transatlântico de fibra ótica.

1971
O engenheiro Ray Tomlinson idealizou um novo meio de comunicação via computadores: o electronic mail, conhecido popularmente como e-mail. A primeira mensagem foi enviada de Ray para ele mesmo, em computadores diferentes.

1972
Foi instalado no Brasil o primeiro orelhão.

1976
Chegou ao mercado o primeiro pager, o Eurosignal, da empresa alemã Bosch. A onda dos comunicadores de texto desembarcou no Brasil em 1981, com o Ericall, fabricado na Suécia pela Ericsson.

1979
A empresa sueca Ericsson lançou o primeiro modelo de telefone celular.

1991
Um grupo de acadêmicos do laboratório de computação da Universidade de Cambridge (Inglaterra) teve a idéia de acoplar um captador de imagens a um computador, criando assim a webcam.

1997
A Mirabilis lançou o ICQ, sistema pioneiro de comunicação instantânea pela Internet. Seu nome é um trocadilho com a expressão em inglês I Seek You (Eu te procuro).

2003
O sueco Niklas Zennström inventou o Skype. O programa permite fazer ligações telefônicas entre computadores e chamads do micro para um telefone fixo ou celular.

Fonte: http://publicidadenoato.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vizualizadas

Quentinhas

PUBLICITÁRIOS versus PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Grupos do Google
Participe do grupo PublicitáriosVersusPublicidade&Propaganda
E-mail:
Visitar este grupo