Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

LEVANTAMENTO DA FENAPRO CONFIRMA RECUPERAÇÃO DA PROPAGANDA EM DIVERSOS ESTADOS

Após o impacto da crise financeira internacional no primeiro semestre, agências de propaganda de todo o País começam a sentir os sinais de recuperação, e em alguns Estados a previsão é inclusive de que o investimento publicitário crescerá em 2009.

Levantamento realizado pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) – entidade que representa as cerca de quatro mil agências do País, por meio dos Sinapros (Sindicatos das Agências de Propaganda) – mostra que a crise persiste de forma amena, mas inúmeros mercados já retomaram parcial ou integralmente o volume de negócios registrado antes da crise.

Assim como os grandes centros, uma parte dos mercados regionais foi afetada pelas turbulências da crise, mas há estados que inclusive conseguiram crescer acima da média do mercado no primeiro semestre. É o caso de Minas Gerais e Bahia, que tiveram um incremento no investimento publicitário de 6% nesse período. No segundo semestre, a perspectiva é ainda mais positiva. O Sinapro da Bahia, por exemplo, estima que o volume de verbas deve aumentar 10%.

Outros Estados, que foram afetados pela conjuntura econômica – chegando a registrar queda de 5% – ou que conseguiram manter o volume estável de negócios, como Mato Grosso e Pernambuco, também detectam recuperação. A perspectiva é de crescimento, ou, no mínimo, de repetir o desempenho do ano passado, em alguns estados.

A retomada do investimento publicitário está sendo puxado por setores como o automobilístico, de construção civil, eletroeletrônico, imobiliário e de varejo. Outros setores apontam ainda melhora em regiões específicas do País, como o de mineração, na região Norte, que vem exigindo cada vez mais soluções integradas de comunicação. As licitações públicas também devem contribuir para a retomada em alguns estados como a Bahia, onde se esperam novos processos licitatórios do governo estadual.

“As perspectivas são positivas, em geral, embora em alguns Estados a recuperação seja mais lenta do que em outros”, afirma Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro, em comunicado à imprensa. A melhora na confiança dos anunciantes e o crescimento das vendas, segundo ele, deverão levar, em pouco tempo, à retomada dos investimentos publicitários registrados antes da crise financeira internacional. “A perspectiva é de retomada de investimentos de projetos, desenvolvimento e lançamento de novos produtos neste ultimo trimestre”, conclui Nabhan.

Informações enviadas por assesoria de imprensa e postadas, sob adaptação, por Gisele Centenaro

Fonte: Portal da Propaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vizualizadas

Quentinhas

PUBLICITÁRIOS versus PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Grupos do Google
Participe do grupo PublicitáriosVersusPublicidade&Propaganda
E-mail:
Visitar este grupo