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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

As boas armas das Mídias Sociais

creativity 300x225 As boas armas das mídias sociais
Você já visitou sites que agregam produções sobre um determinado tema e fez algum download lá? Provavelmente sim. Sites de tutoriais de Photoshop, de download de ícones e vetores estão sempre em alta nas recomendações do Twitter e são sempre muito visitados no mundo todo.

Esse tipo de site vive de fazer referência às pessoas que produziram aqueles conteúdos que adoramos baixar. Em parte, isso é fruto de pessoas que identificaram uma deficiência no Google (ou qualquer outro site de buscas) , que demora para indexar esse conteúdo e promover o que é disponibilizado recentemente e perceberam que as pessoas não querem ter que buscar e preferem o conteúdo agregado em um só lugar.
Como resultado disso, sites como o Smashing Magazine recebem milhares de visitas por dia e as pessoas que realmente produziram o que está lá, não. Isso mesmo. Quem apenas copia e cola ganha e quem fez o trabalho sujo, não. Estou dando um exemplo que pode servir também para os textos que você escreve. Soa familiar?
A boa notícia é que isto está mudando e alguns sites já perceberam isso. No próprio Smashing já podemos ver um número crescente de convidados escrevendo tutoriais no site. Esse tipo de mudança nos sites de links está ocorrendo e outras características devem surgir para mudar a cara das comunidades online:

  • Inteligência – Demonstra a habilidade de agregar valor a uma comunidade. Tais pessoas podem produzir conteúdo e aplicativos que atraem as pessoas que gostam de estar sempre em dia com as novidades, os early adopters.
  • “Insight” – A habilidade de analisar a fundo o imenso fluxo de informações e desenvolver novas ideias. Pessoas assim geralmente atraem muitos e leais seguidores.
  • Humor – Quem não gosta de uma pitada de humor? É claro que tudo em excesso pode ser prejudicial, portanto, o bom senso também ajuda.
  • Conhecimento – No mundo das mídias sociais, 90% dos comentários aparentam ser apenas fruto de especulação e observação. O verdadeiro conhecimento nesta área ainda é muito restrito (e raro) justamente por seu uma ciência muito nova. Se quer ganhar autoridade, mostre experiência e o que aprendeu.
  • Previsão – Alguém que tenha um bom insight, inteligência e conhecimento, pode tentar fazer algumas previsões para o futuro em sua área. Engadget, Technorati e outros são sites muito visitados, mas se você prestart bem atenção, alguns autores linkados lá podem ter apenas alguma ou nenhuma experiência a mais do que você tem. O ato de alguém ler esses artigos, por sis ó, já é uma recompensa e contém seu valor intrínseco.
  • Concisão – Hoje tem tanta coisa escrita por aí que as pessoas nem têm mais paciência de ler. São tantos sites que a contagem parou em “é site pra caramba”. Por isso, se você puder passar sua mensagem em uma única frase ao invés de um parágrafo inteiro, faça. O Twitter não me deixa mentir.
  • Criatividade – Boas ideias têm que vir de algum lugar. Ao contrário do que muita gente pensa, elas não surgem sem um contexto. A criatividade requer, além de treinamento, o conhecimento do assunto. Santos Dumont teve a ideia do 14 Bis depois de muita pesquisa sobre o que ele queria fazer. O novo surge de uma síntese de disciplinas que os sites estilo “eu também” não querem admitir que existe por estarem preocupados demais com tráfego e modelos de monetização.
Portanto, se você conseguir agregar essas características à sua produção, a chance de fazer sucesso com ela é muito grande. É claro que você pode identificar algo que falta nesta lista ou até mesmo o que está sobrando nela. Então não se acanhe de deixe seu comentário.

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