Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O otimismo é nacional

Um levantamento realizado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) nas diversas regiões do País mostra que o mercado publicitário iniciou 2010 com perspectivas bastante otimistas e previsões de crescimento acima de 10% em comparação com 2009. Os indicadores dessa recuperação são a retomada na contratação de pessoal, o aumento das solicitações de anunciantes para orçar ações de marketing e propaganda e a realização de inúmeras ações já no início do ano, entre outros.

• “As agências que demitiram profissionais entre 2008 e 2009 por conta da crise internacional agora estão recontratando para atender ao incremento da demanda decorrente de fatores como a Copa do Mundo, as eleições, a maior movimentação dos anunciantes do setor privado, o aquecimento do varejo e a realização de licitações públicas que estavam suspensas há algum tempo”, afirma Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro.

• No Distrito Federal, quem havia cortado investimentos em publicidade voltou a investir. No Paraná, a estimativa é de que o volume de negócios cresça entre 8% e 10% este ano. Já no Rio de Janeiro, o Sindicato das Agências de Propaganda estimou um crescimento entre 10% e 20%. Em São Paulo, maior mercado brasileiro, a publicidade também está aquecida e com perspectivas de crescimento robusto neste ano, tanto pelo vigor que o varejo tem apresentado neste início de ano como pela percepção das empresas sobre a importância de investir em suas marcas.

Tudo pela valorização
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançaram uma campanha para valorizar a propaganda. Sob o título Propaganda faz diferença, objetiva a valorização da propaganda como ferramenta fundamental da livre iniciativa e de respeito à liberdade de escolha do consumidor. A ação foi criada voluntariamente pela agência paulista AlmapBBDO.

Festa pelas conquistas
Com novos clientes, novos profissionais e novas áreas de atuação, a Comunicative encerrou 2009 com 30% de crescimento e mais de 40 clientes ativos. Em 2009, realizou mais de 100 projetos em comunicação integrada, envolvendo pesquisa e planejamento, campanhas, identidades corporativas, organização de eventos e assessoria de imprensa, para clientes como a Vinícola Perini. Para 2010, pretende manter a taxa de crescimento alcançada e conquistar clientes nos segmentos de varejo e indústria.

Por verbas regionalizadas
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) apresentou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6059/09, que torna obrigatória a destinação de 20% das verbas dos órgãos, entidades, empresas públicas e sociedades de economia mista da área federal a veículos regionais. O projeto reforça as reivindicações da indústria de comunicação fora do eixo Rio/SP de regionalizar as verbas oficiais de publicidade. É esperar para ver...

Agências
• Pública Comunicação assina o anúncio que divulga a nova frota de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (Crea-RS).
• SPR criou anúncio para comunicar a parceria da sua cliente Killing com a Henkel, uma das 500 maiores empresas do mundo. A Killing assume a distribuição dos produtos da Henkel na linha de adesivos para calçados.
• e21 conquistou mais um cliente, a Di Solle Cutelaria, uma das principais fabricantes de talheres do Brasil.
• Duplo M passou a ser a agência de comunicação da Bontempo, indústria de móveis localizada em São Marcos, na Serra gaúcha. A empresa tem 26 lojas espalhadas pelo Brasil e no exterior.
• Paim é a agência responsável pela estratégia de lançamento dos dois novos condomínios lançados pela Báril Produtos Imobiliários, em Tramandaí e Imbé.
• Eskritório de Comunicação ganhou a conta da HF Sistema de Freios, empresa com sede em SC e líder de mercado em freios para reposição.
• A Oficina do Açaí é o mais recente cliente da Mi Casa Su Casa, agência dirigida por Gabriel Martinez e Anibal Martins.

Parceiros
• Dinamize, empresa de tecnologia focada em soluções para comunicação, completa 10 anos em 2010. Para celebrar, lançou o Concurso Selo Comemorativo, pelo qual clientes e amigos são convidados a ajudar na criação.
• O escritório Veirano Advogados, que atua desde 1972 em todas as áreas do Direito Empresarial, elegeu a Influence, da jornalista e relações públicas Maria Inês Möllmann, para sua assessoria de comunicação no Rio Grande do Sul.
• Office Marketing, de Porto Alegre, assina, pela sexta edição consecutiva, a organização do principal evento promovido pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS). Será em maio, na Pucrs.

Perfil
O perfil publicado esta semana por Coletiva.net é do radialista José Aldair.

Tá ligado
• Famecos abriu inscrições ao curso de pós-graduação em Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem. As aulas buscam refletir as teorias de planejamento e pesquisa e as dinâmicas empresariais da comunicação, abordando temas e questões contemporâneas. Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3658.

Gente
• Integrada ampliou a equipe: na Criação, chegaram o diretor de arte júnior Athos Aguiar, o redator júnior Guilherme Ebling, a diretora de arte júnior Júlia Lisboa, e a arte-finalista Camila Ilha. Para o Atendimento, foi contratada a assistente Diana Mie Park, e para o Planejamento veio John Gadelha.

By the way...
… o mercado se surpreendeu com janeiro, que foi um mês trepidante. Fevereiro, porém, continua sendo uma incógnita...

FONTE: JORNAL DO COMÉRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vizualizadas

Quentinhas

PUBLICITÁRIOS versus PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Grupos do Google
Participe do grupo PublicitáriosVersusPublicidade&Propaganda
E-mail:
Visitar este grupo