Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Aproveite o Dia da Criatividade e Seja um Criativo também

O Poder da Mídia - Vídeos

Parte1 - O Poder da Mídia - História

http://www.youtube.com/watch?v=PPCTCAFy42k


Parte2 - O Poder da Mídia - Atualidade

http://www.youtube.com/watch?v=FMIoEN9eY0g

Mídias Sociais - Vídeo Social Media in Plain English, de Common Craft, com legendas em português

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ARP DA COMUNICAÇÃO EM PORTO ALEGRE

Acesso no link http://arpnet.locaweb.com.br/w3/?p=693

ou Participe da Rede Social e fique por dentro deste evento e muitos outros!
http://propagandoapropaganda.ning.com/events

Michele Botan

Novas estratégias de co-criação de valor e comunicação digital

Case: Campanha Orkut 2.0

Gabriel Alberto Pinto Peixe

A era da co-criação de valor na estratégia já começou e não é recente a sua existência. Durante os anos 90 a P&G iniciou o desenvolvimento de novas tecnologias através da participação da comunidade. Após uma forte crise financeira, a até então empresa de portas fechadas começou a buscar tecnologias fora de suas fronteiras corporativas. Este evento conhecido serviu de benchmarkin para muitas outras empresas, e hoje os acadêmicos falam do conceito de colaboração em massa ou co-criação. C.K. Prahalad trata o conceito de colaboração em massa como a chave para o futuro da competição e em seu livro, desenvolvido em parceria com Venkat Ramaswamy, fala sobre como transformar a expertise dos clientes em expertise de desenvolvedores de produto. A co-criação como é chamada por C.K. Prahalad gera valor mais pessoal e exclusivo para cada indivíduo.

A co-criação, exige uma quebra de paradigma muito forte. A quebra do paradigma de que a inovação vem de dentro das fronteiras da empresa para fora. Principalmente nos mercados digitais a inovação vem muito mais de fora para dentro do que de dentro para fora. Antigamente os conceitos de comunicação já falavam em feedback e looping de retorno da mensagem como sendo um ganho da empresa. Hoje, receber feedback do cliente e interagir não passa de uma prática comum a uma gestão competente. O paradigma atual está em como fazer com que o valor do produto e da empresa sejam criados fora das fronteiras corporativas e também, em como dirigir e engajar a criação de valor pelos clientes. A era da criação pelo indivíduo, quebra muitos dos conceitos da era da criação pela empresa.

Como Anthony D. Williams e Don Tapscott retratam em seu livro Wikinomics, quebrar os conceitos da era da criação para a empresa gera crises na liderança. Assim como a educação evoluiu e os professores são cada vez mais questionados e provocados por seus alunos, os gestores estão de igual forma, provocados a mudar por seus colaboradores e agora pelos seus clientes. Ser líder hoje é ser um grande co-autor, que seleciona idéias dos mais diversos lugares e fontes. O líder de hoje, o qual vai "reger" esta grande "orquestra" precisa transformar tudo em uma significativa experiência. Pelo fato de hoje as pessoas estarem unidas em redes, elas acabam fazendo ativismo em prol de uma causa ou razão. Os mesmos, causa ou razão, são geralmente criados por uma emoção. Hoje as empresas precisam criar ativismo positivo, com clientes desenvolvedores de produtos e advogados de sua marca.

O Google recentemente (29/10/2009) iniciou a campanha de lançamento da nova plataforma do Orkut. A campanha de lançamento está totalmente alinhada com todas as estratégias atuais, ela foi desenvolvida com o interesse de que a colaboração criasse valor e ajudasse no desenvolvimento do produto em si.

Sobre as problemáticas para o lançamento, encontram-se diversas razões para um serviço complexo ter uma campanha de lançamento complexa. A plataforma anterior no Brasil, tinha como base mais de 68 milhões de usuários, em 2007 (fonte Wikipedia). Sendo que as estatísticas apontavam um crescimento de 1 milhão de novos usuários a cada 8 dias. Uma migração em massa para a nova plataforma demandaria serviços de suporte técnico, correção de bugs, problemas de não adaptação com o uso, problemas de desassociação com a marca, entre outros. A nova plataforma é muito parecida com a do principal concorrente Facebook, e conta com recursos novos antes encontrados no Myspaces e Facebook. Visando corrigir possíveis problemas de suporte de ordem operacional e ainda visando manter seu publico ativo, o Google decidiu iniciar uma forte campanha.

A campanha do Orkut é liderada pelo Blog de um funcionário. Danilo Miédi como é virtualmente conhecido coordena a distribuição de acessos para a nova plataforma. Para iniciar o lançamento da nova plataforma tendo como objetivo re-criar valor ao já cansado Orkut, a migração ocorre mediante um convite de outro usuário. O usuário do novo Orkut acaba tendo em seu perfil na rede social uma marca e todos seus amigos ficam sabendo da novidade. Esta marca acaba glamourizando o perfil do usuário na rede e gera debates incessantes.

Sobre a estratégia de convites, cada usuário (funcionário do Google) recebeu um convite e 10 convites para enviar. Como o Google não tem condições de dar suporte técnico a todas essas pessoas, a gestão optou por deixar as pessoas descobrirem o produto e trocarem idéias sozinhas. Os primeiros a receber convites, foram usuários mais familiarizados com o ambiente digital, afim de que: eles possam auxiliar outros usuários, postar suas opinões sobre melhorias e correção de bugs, identificação de vírus e que possam associar a marca e ao produto emoções positivas. Após alguns dias utilizando o serviço, o usuário recebe mais 10 convites para enviar aos seus amigos, e assim sucessivamente ocorrerá até que uma grande parcela dos usuários tenha migrado.

Na campanha digital, a comunicação está sendo feita de forma que Danilo Miédi, líder da campanha posta vídeos no Youtube, em seu blog, e no Twitter. Danilo vem respondendo as principais perguntas e utilizando os pedidos inúmeros de convites para entrar na nova plataforma como testemunhos e incentivo a mais usuários. Hoje o blog do Danilo conta com mais de 30 mil seguidores, o seu Twitter tem 27 mil seguidores, e seus já mais de 10 perfis no Orkut não param de adicionar novos amigos. A campanha não está apenas deste tamanho, estes são apenas os seguidores chamados Malungos. Malungo é a expressão para todos os usuários contribuintes com o novo Orkut. A plataforma está com menos de mil usuários cadastrados. Mas estes mil estão sendo assediados diariamente com pedidos de seus amigos para participar da novidade. A campanha está na primeira semana, deve durar pelo menos mais um ou dois meses e está crescendo em progressão geométrica.

A segunda forma de distribuição de convites está sendo um sucesso em ganho de imagem. Os usuários desesperados, enviam vídeos no Youtube, criam depoimentos, fazem declarações e muito barulho virtual. A tendência é de que o Orkut recupere seu brilho e em mais uma linha de produto o Google seja líder de mercado absoluto.

A briga pelo mercado utilizando as novas ferramentas de estratégia, marketing e comunicação digital é cada vez maior. As empresas de todos os segmentos crescem a sua busca por estar próximo e íntimo de seus clientes enquanto marca. Mas não é só isso que faz a diferença.

Referências Bibliográficas:

C.K. Prahalad & Venkat Remasway: O Futuro da Competição. Campus, 2004

Tapscott, Don: Wikinomics. Nova Fronteira, 2007.

Algumas fotos da 7ª Bienal - Armazéns do Cais

Pessoal, não deixem de ir na Bienal nem que seja uma passada rápida ao meio dia. Abaixo seguem algumas fotos da rápida passada que eu dei no domingo.


Esta parede é de um material parecido com compensado (foto acima)


Foto do ambiente.



Arvore com headsets. (acima)



quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Análise da interface do novo orkut

O hype está criado. Para conhecer a nova versão do orkut é preciso conseguir um convite. Nada na Web 2.0 cria tanta expectativa quanto distribuir convites limitados para alguns early adopters. Essa estratégia já batida, mas que ainda funciona muito bem, gera curiosidade e mídia espontânea.

Você vai lembrar que quando o orkut foi lançado não se podia entrar no sistema sem ser convidado por alguém. Depois, tardiamente, o Google abriu seu pioneiro site de relacionamentos para qualquer interessado, tentando competir com MySpace e Facebook. Mas já era tarde demais. Apenas Brasil e Índia continuavam preferindo o orkut. E o que fazer se estes países começam a ser infiéis? Apresentar novidades, claro.

Vamos ser sinceros, o orkut tinha parado no tempo. A última mudança de layout (que eu tinha gostado muito) e a inclusão de aplicativos de terceiros (na seção Apps) foi muito aguardada. Contudo, parecia muito pouco e muito tarde para tentar barrar o crescimento do sempre inovador Facebook.

Apesar de ter começado fechado, permitindo a visualizacão de perfis apenas para colegas de turmas universitárias, o Facebook conseguiu o que parecia impossível: ultrapassar o MySpace nos Estados Unidos. Conseguirá agora bater o orkut no Brasil? A empreitada parece difícil, já que o orkut continua sendo o segundo site mais visitado em nosso país (segundo o site Alexa e terceiro segundo o Ibope). Por outro lado, o Facebook que nem aparecia nos rankings brasileiros agora já figura em 19˚ lugar. Além disso, o site Inside Facebook noticiou em julho deste ano que esse site de relacionamentos havia dobrado sua audiência aqui e na Índia.

A competição na Web 2.0 deve sempre ser enfrentada com inovações constantes. Por algum motivo no orkut isso demora para acontecer. Desta vez o orkut decidiu oferecer um pacote de mudanças em um único momento. Isso foi pensado como uma "reinauguração". Mas tanto estardalhaço tem lastro? Tire suas conclusões na análise abaixo.

O que há de mais novo no "novo orkut" é uma série de avanços na área da usabilidade. O layout também mudou, mas nada que vá deixar você de queixo caído.

Há muito que se esperva a a possibilidade de se customizar a interface do perfil. O orkut não caiu no extremo de permitir a exacerbação do mau gosto como ocorre no MySpace. Por outro lado, a simples possibilidade de escolher a cor do retângulo superior dentre parcas 5 cores pareceu pouco demais (1). Por que não permitir a troca de todo o background, mesmo que apenas alguns papéis de parede estivessem disponíveis? O Google sabe muito bem como fazer isso. Veja-se a experiência do Gmail e do próprio site de relacionamento Joga.com (um orkut de futebol desenvolvido para a Nike). Sendo assim, quem esperava pela possibilidade de customização do orkut vai ficar bastante frustrado.

Este retângulo superior agrupa uma série de funcionalidades que certamente vai facilitar sua navegação. Links como recados, fotos, vídeos, entre outros, ficam logo abaixo de sua foto (4). Ou seja, o típico menu lateral foi eliminado. O campo de status fica também no topo, para fácil atualização. Essas frases aparecerão listadas em sua página inicial. Será fácil verificar suas flutuações de humor! Será que alguém vai abandonar o Twitter para usar essa funcionalidade do orkut? Acho dífícil. Mesmo assim, foi um acerto destacar esse recurso.

Também nesse retângulo superior encontra-se um menu onde você pode definir sua "visibilidade" no GTalk (2). (BTW, essa integração do orkut e do GTalk foi fruto das muitas sugestões que eu, Raquel Recuero e Ricardo Araújo demos durante nossa consultoria no Google, na Califórnia, em 2006). Sim, essa barra superior é bastante funcional. Mas seu aspecto estético é espartano.

Logo abaixo, diversas funcionalidades encontram-se listadas. A sugestão de novos amigos (5), a partir do cruzamento de dados de sua rede social, é um recurso que funciona muito bem no Facebook. A incorporação desse recurso pode facilitar o estabelecimento de novos laços ou até mesmo reencontrar velhos amigos. Bem, é para isso que usamos sites de relacionamentos, não é? Os botões nas laterais dessa e de outras funcionalidades (6) diminui a necessidade de scroll na página, o que é excelente para a usabilidade do site. A possibilidade de se minimizar seções, como a de aniversários (7), é outro recurso que também contrubui para o mesmo fim.

A principal inovação, no entanto, encontra-se no upload de imagens. Apesar de eu achar o Flickr um dos melhores sites da Web 2.0 (no que toca os recursos disponíveis), a maior parte das pessoas prefere disponibilizar suas fotos em sites de relacionamento. Não é diferente no orkut. Contudo, essa seção sempre foi deficitária. Primeiramente o orkut ofereceria um limite muito pequeno de fotos. Mais tarde, apesar do fim dessa limitação estrita, o upload continuava chato e lento. Agora a equipe do orkut deu um show de usabilidade. Durante meus testes eu selecionei dezenas de imagens que estavam em meu desktop de uma única vez. O grande painel de upload apresenta thumbnails das imagens e apresenta feedback do progresso do envio de cada foto (9). Além disso, no mesmo painel é possível criar novos ábuns, girar imagens (10) e definir quem pode visualizar suas imagens.

A definição desse tipo de privilégio também merece destaque. O design de interação dessa funcionalidade é primoroso. É muito fácil selecionar grupos de amigos e dentre estes definir quem pode visualizar suas imagens mais comprometedoras (11)! Uma área lateral (12) facilita a visualização desses felizardos. Finalmente, se você desejar, pode enviar um e-mail comunicando essa publicação (13). Espero que este último recurso não se transforme em mais uma forma de spam.

Enquanto isso, a visualização dos álbuns continua a mesma. Não seria bacana incorporar recursos como o cover flow do iTunes? Muitos sites já incluem esse modo.

Outra funcionalidade que pode facilitar as interações é um campo destacado em seu perfil para o envio de recados (14). Sendo essa uma das ferramentas mais populares do orkut (e, sinceramente, a única que ainda me faz voltar ao site!), nada mais óbvio do facilitar seu uso e destacá-la em seu perfil. Abaixo desse campo seus visitantes também poderão visualizar todas as atualizações de seu status (15).

Nem todo o site está no novo layout. Dependendo da opção que você seleciona (Configurações, Gerenciar Amigos ou Apps, por exemplo), você entra no túnel do tempo de visualiza a antiga interface do sistema. Cá entre nós, um erro grosseiro.

Enfim, fico feliz que o orkut está se mexendo. Mas as inovações não parecem fazer jus a tanto falatório. Fora o novo sistema de upload de fotos e as notáveis melhorias na usabilidade, o orkut ainda parece muito atrás do Facebook, cujos recursos (próprios e de terceiros) não param de evoluir e se multiplicar.

Certamente eu não estou comemorando o novo orkut com tanta alegria quanto este saltitante rapaz, que de tão orgulhoso de ter ganho um disputado convite decidiu compartilhar sua alegria no YouTube.

Fonte: http://www.interney.net/blogs/alexprimo/2009/11/04/analise_da_interface_do_novo_orkut/

Mais vizualizadas

Quentinhas

PUBLICITÁRIOS versus PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Grupos do Google
Participe do grupo PublicitáriosVersusPublicidade&Propaganda
E-mail:
Visitar este grupo