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terça-feira, 29 de setembro de 2009

O segredo do sucesso das marcas

Por Marcelo Prates - Diretor de Arte Agência Maestra

O segredo do sucesso das marcas

Nenhum consumidor em potencial, com dinheiro para optar, aventura-se a escolher uma marca qualquer em detrimento daquela que ele reconhece e com a qual se identifica, As principais e melhores marcas do mundo são praticamente as mesmas há mais de 50 anos, e companhias suas detentoras têm todas as condições para mantê-las nesse patamar por mais meio século. No geral, podem ser contadas nos dedos de duas mãos as principais características que essas marcas têm em comum:

  1. conseguem atrair e reter investidores e pessoal qualificado;
  2. catalisam simpatia e confiança e sabem lidar com seus consumidores e funcionários;
  3. são detentoras de boas tecnologia e sistemas;
  4. investem adequadamente em pesquisa e desenvolvimento;
  5. globalizam-se com facilidade;
  6. são administradas por profissionais, geralmente acionistas;
  7. conhecem perfeitamente seu ambiente estratégico;
  8. utilizam seus ativos com maior sabedoria;
  9. distribuem seus produtos com eficiência logística;
  10. possuem eficiente estrutura de pós-venda.

Para quem ficar com saudade da Polaroid, Poladroid!


No site http://www.poladroid.net/ você pode matar a saudade, convertendo as fotos digitais com a mesma qualidade como se tivessem sido tiradas de uma Polaroid.
Entre no site e mate a saudade! (rsrsrsrsrsrsrs)


Oportunidade de estágio – webdesign

Postado por: Gestão de Pessoas CIA2

A CIA2 te dá uma oportunidade única. Sem essa de terninho e gravata, tremedeira e suor nas mãos! A agência está selecionando um(a) estagiário(a) para webdesign.

estagio

Como requisito para vaga: domínio dos softwares para desenvolvimento web e criação gráfica (flash, css, tablelles, html, programas para edição gráfica).

A CIA2 oferece: um salário honesto e merecido, concretas expectativas de efetivação, vale-transporte desde sempre, muito trabalho, um computador bacana e alguns cafés.

Quem estiver a fim de trampar em um ambiente criativo, com pessoas das mais diversas competências, dá um pulinho em www.cia2.com/bancodetalentos para cadastrar seu currículo e portfólio. Você só corre o risco de ser selecionado para uma entrevista feita por algum louco da agência!

Último lote de filmes Polaroid vence em outubro



Com o encerramento de sua linha de produção de filmes instantâneos anunciado em fevereiro do ano passado, era inevitável que em algum momento deste ano o último lote de filmes fabricados também chegasse ao limite de sua data de validade. Esse momento acontecerá no mês que vem, outubro, e encerra uma trajetória de cerca de 70 anos.
Para marcar a história dos últimos filmes Polaroid oficialmente fabricados, a empresa preparou uma exposição em Londres intitulada "Polaroid: Exp 09.10.09". A Mostra fica na Atlas Gallery entre os dias 9 de outubro e 28 de novembro.
A Polaroid agora vai se dedicar ao ramo das televisões e monitores de computador - mas ainda há esperança para os fãs do filme instantâneo. Um grupo de ex-funcionários e entusiastas da marca compraram a antiga fábrica da empresa na Holanda, e planejam produzir até 1 milhão de filmes em 2010. A ideia leva o nome de "The Impossible Project" ("O Projeto Impossível").

fonte: http://blog.estadao.com.br

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Benchmarking – Uma Ferramenta Estratégica

O Benchmarking, apresenta-se como poderosa ferramenta, na busca por vantagens competitivas , por diferenciação em mercados , por excelência em custos e preços; permitindo identificar fraquezas e ameaças e traçar ações de visem neutralizar a negatividade destes itens.

BENCHMARKING:

Entende-se como benchmarking, não só um processo de comparação entre empresas, mas segundo Balm, “ o benchmarking é uma investigação comparativa, que analisa a lacuna entre o nível atual de desempenho de uma organização e o que existe de melhor “.

Esta técnica, mostra-se com tipos diferenciados; assim é que identificamos formas de benchmarking, como:

- Interno, onde os parâmetros de maior eficiência, estão situados no ambiente interno das próprias corporações;

- Competitivo, onde busca-se a análise com fatos e dados oriundos da concorrência e;

- Colaborativo, onde as empresas de diversas atividades, trocam entre si, informações e experiências, que possibilitam o aproveitamento mútuo das excelências.

As principais vantagens advindas do uso desta ferramenta, que podemos constatar são:

- Obriga a corporação a manter um enfoque contínuo no ambiente (interno e externo), permitindo identificar novas tendências e tecnologias;

- Garantir a competitividade, entre seus concorrentes e buscar diferenciais para com eles;

- Maximização da eficiência no ambiente empresarial;

- Quebra de paradigmas, através da motivação do pessoal, e implantação de nova cultura empresarial.

METODOLOGIA:

Este trabalho foi desenvolvido, tomando-se por base o mercado de produtos alimentícios, em específico, o segmento dos biscoitos e bolachas.

Selecionamos 03 (três) empresas atuantes no ramo.

Destas empresas, focamos o trabalho em um produto, comum as três: o biscoito cream cracker.

Detalhamos alguns problemas, identificados na empresa de menor porte, a partir da pesquisa e informações obtidas, nos pontos de venda, em contato com consumidores e distribuidores e com a própria empresa.

Estes aspectos foram confrontados com padrões mais eficientes apresentados pelas outras empresas, e, portanto, balizaram a análise de melhoria contínua pelo benchmarking.

IDENTIFICANDO PROBLEMAS:

A LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO É PRECÁRIA E LIMITADA:

Identificamos, que o poder de distribuição do produto é limitado, e deficiente, em relação aos níveis apresentados pelos demais fabricantes. Diversos pontos de vendas, não possuíam o produto por que não eram supridos com a regularidade necessária.

É fundamental, traçar um plano de distribuição mais eficiente, realista e comprometido, além de planejar-se os necessários investimentos nesse setor.

A EMBALAGEM DO PRODUTO NÃO AGRADA AO CONSUMIDOR:

O fabricante utiliza-se de uma embalagem para o produto, de qualidade nitidamente inferior aos demais concorrentes.

É uma embalagem difícil de abrir, manusear, e guardar, além de não preservar o produto de maneira eficaz, permitindo quebras e violações.

O desenho da marca e a grafia da arte, nas embalagens, também não é atrativa.

Faz-se necessário, a busca por um processo de embalagem mais moderno, mais prático e confiável, e que agregue um trabalho visual profissional e de bom gosto.

A QUALIDADE DO PRODUTO É NOTADAMENTE INFERIOR:

Partindo do pressuposto que basicamente os ingredientes do biscoito cream cracker, são os mesmos para todos os fabricantes, identificamos que falta um conhecimento mais específico nos processos de produção da marca de menor expressão no mercado, que permitam uma melhora sensível do produto final, sem a incursão em custos suplementares.

A busca por uma tecnologia de produção mais moderna, o treinamento e a capacitação da mão-de-obra envolvida, o cuidado na seleção e compra dos insumos; trariam uma sensível diferenciação no consumo da mercadoria.

VISÃO EQUIVOCADA DO PUBLICO ALVO (HEAVY USER):

A adoção de uma política empresarial voltada para um produto que deverá ser consumido essencialmente pelas classes menos abastadas da população, pode em muitos casos trazer uma vantagem competitiva, seja pela ausência de concorrência, seja pelo barateamento de custos, seja pela própria cinética do mercado.

Porém no caso da empresa de menor market share, nota-se um erro de avaliação.

Ao priorizar um produto de qualidade não tão esmerada assim, a empresa perde mercado, quando da expansão da classe “C” na economia paulista.

Sabe-se, que esta expansão da classe “C” advém principalmente, de consumidores das classes “D” e “E”, que pelo incremento de renda, modificaram seus hábitos de consumo alimentares, inclusive nos biscoitos e bolachas; razão pela qual há uma sensível quebra na demanda por seus produtos, que resultam em encalhes e devoluções.

AUSÊNCIA DE DIVULGAÇÃO, PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING:

Não identificamos em nenhuma das fontes, qualquer material ou ação com o cunho do título, ou seja, visando a difusão do produto no mercado.

O desconhecimento da marca e do produto é generalizado, e as operações de vendas realizam-se apenas no pressuposto do preço baixo.

É fundamental pensar a adoção de uma assessoria especializada, neste segmento mercadológico, se de alguma forma a empresa pretende sobreviver de vendas, pois ela mostra-se perigosamente ignorante das forças que fazem mercado e empresas existirem.

CONCLUSÃO:

O benchmarking tem uma grande vantagem em relação a outras ferramentas auxiliares na gestão de empresas, que é a sua utilização em qualquer tipo e porte dos negócios, sejam eles voltados a lucratividade ou não. A razão desta flexibilidade funda-se na razão de ser do próprio benchmarking, qual seja, a melhoria contínua em produtos, processos e serviços.

A disseminação desta poderosa arma nos negócios, não se deu ainda, por falta de conhecimento e ousadia dos gestores; mas seus resultados são tão evidentes, que não podem ser abstraídos do planejamento estratégico de qualquer corporação, sob pena de incorrer-se em um erro grave e fatal aos negócios.

Os exemplos aqui apontados e as soluções recomendadas, são frutos do uso dessa ferramenta e que se acatados por uma administração competente, podem reverter esforços e lucros e estabilidade para a empresa.

Fonte: http://www.artigonal.com

Rede de Valor potencializa Inteligência Empresarial

A REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) inova por ser uma rede de melhores práticas para marketing e vendas, estruturada em quatro eixos: produto, concorrência/mercado, clientes e parceiros.

Em entrevista exclusiva ao Portal Meta-Análise, Daniela Ramos Teixeira conta porque desenvolveu a metodologia e fala sobre as oportunidades que a rede proporciona às empresas, o grau de maturidade da Inteligência de Negócios no Brasil e os desafios do setor.

Daniela, especialista em Marketing e Negócios pela Universidade da Califórnia, com graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM, gestora de conhecimento de mercado do Grupo Atento e palestrante e colaboradora do Grupo Treinar, inaugura na próxima semana, no Portal Meta-Análise, uma série de artigos mensais, com temas estratégicos e que fazem a diferença no mercado.

Meta-Análise: O que é a metodologia REVIE e o que a motivou a desenvolvê-la?

Daniela Ramos Teixeira: O que mais me motivou a desenvolver a Metodologia REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) foi a possibilidade de mostrar para as empresas o universo de oportunidades que existe, hoje, para que sejam vencedoras, utilizando as melhores práticas em marketing e vendas.

Hoje, quem trabalha com marketing e vendas tem que levar em consideração o avanço das ferramentas e plataformas de colaboração (como a extranet, a Web 2.0), a evolução das cadeias produtivas para redes de valor, a necessidade das táticas de guerrilha com ações que surpreendam não só os concorrentes, mas também os clientes e os parceiros. Mesmo com esses ‘drivers’ influenciando o mundo dos negócios, os desafios em marketing e vendas continuam os mesmos: como lidar com tanta informação; como sair na frente em vendas; como agregar valor ao negócio, ganhar vantagem competitiva e ser líder; como fazer parcerias estratégicas; como desenvolver produtos que vendam; como garantir a ‘satisfação’ dos acionistas e dos clientes.

As empresas continuam cometendo os mesmos erros em marketing e vendas. A REVIE inova porque é uma rede de melhores práticas para marketing e vendas, estruturada em quatro eixos: produto, concorrência/mercado, clientes e parceiros. É uma rede de valor formada pela empresa, clientes e parceiros (fornecedores, distribuidores, provedores de serviços).

Meta-Análise: Por que a metodolodia REVIE está estruturada em quatro eixos?

Daniela Ramos Teixeira: Nos projetos de marketing e vendas em que atuei nos últimos dez anos, percebi que as empresas não alcançam ou não superam os seus objetivos na área porque falham em pelo menos um desses quatro eixos: produto, concorrência/mercado, clientes e parceiros. Não tem jeito. É produto que não vende porque foi “jogado” no mercado sem posicionamento; é cliente reclamando na internet e em call centers sem receber retorno no tempo desejado; é parceria que precisava ter sido fechada antes do concorrente chegar e assim por diante.

Meta-Análise: Quais são os pontos principais da REVIE que podem contribuir para evitar essas falhas?

Daniela Ramos Teixeira: Hoje não temos como fugir do imediatismo, das ações de curto prazo e temos que aprender a lidar com isso no ambiente corporativo. A REVIE vai ajudar as empresas a ver o todo e a “sair da caixa”, mantendo o controle e o foco no que é importante, quer seja no curto, médio ou longo prazos. Por ser uma Rede de Valor para Inteligência Empresarial, a colaboração é uma das principais características dessa rede. Colaboração não apenas intra-empresarial, mas envolvendo desde clientes até parceiros/fornecedores.

Meta-Análise: Na prática, como a REVIE pode colaborar com as corporações?

Daniela Ramos Teixeira: Em recente artigo científico publicado na revista da ESPM (Edição nº 1, janeiro/fevereiro 2009), enumerei os 10 benefícios propostos com a aplicabilidade da REVIE nas empresas:
1.Cria oportunidades de negócios (empresa-parceiro; empresa-cliente; parceiro-cliente).
2.Gera maior valor ao negócio com o trabalho em conjunto de parceiros, clientes e empresa.
3.Direciona e integra, assertivamente, os planos de negócios e a implementação de ações nos quatro eixos: mercado, produtos, clientes e parceiros.
4.Identifica leads qualificados.
5.Agiliza a tomada de decisão estratégica e operacional.
6.Reduz os riscos não apenas na tomada de decisão estratégica, mas também na implementação e no acompanhamento das ações.
7.Evita surpresas para a empresa nos quatro eixos: mercado, produtos, clientes e parceiros, preparando a empresa para mudanças rápidas no ambiente competitivo.
8.Ajuda a manter o foco no que é importante para o negócio.
9.Posiciona a empresa no mercado de forma mais competitiva, estratégica e com foco no cliente e em parcerias estratégicas (modelo win-win).
10.Aumenta a capacidade de inovação da empresa.

O próximo passo é a pré-seleção de empresas para os estudos de caso e um dos objetivos é comprovar esses benefícios. É esperado que tenham alguns ajustes a fazer, normal como em qualquer metodologia de negócios.

Meta-Análise: Como funciona a REVIE?

Daniela Ramos Teixeira: Há técnicas, ferramentas, modelos e metodologias de trabalho aplicáveis para cada eixo da Inteligência: produto, concorrência/mercado, clientes e parceiros. Um dos principais pontos é que a REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) pode ser implementada para um projeto específico ou linha de produtos e, aos poucos, envolver toda a empresa na dimensão de produtos/serviços, clientes e parcerias estratégicas.

Meta-Análise: Na sua opinião, qual o grau de maturidade do mercado brasileiro para a inteligência de negócios?

Daniela Ramos Teixeira: O mercado brasileiro está em processo de evolução em Inteligência de Negócios (ou Inteligência Empresarial). Temos muito trabalho pela frente.

Vale esclarecer que não falo apenas do software ou infraestrutura de BI com os data warehouses, data marts, data mining.

A Inteligência de Negócios (ou Inteligência Empresarial) é a capacidade de uma empresa para capturar, selecionar, analisar e gerenciar as informações relevantes para a gestão do negócio. Nesse sentido, é natural haver estágios de evolução e graus de maturidade diferentes entre as empresas. No Brasil, as mais evoluídas já contam com equipes próprias para identificar e até mesmo criar oportunidades de negócios, utilizando técnicas como cenários analíticos e prospectivos.

Independente do grau de maturidade em que se encontra uma empresa em Inteligência de Negócios, o importante é a área não focar apenas em ações imediatistas, de curto prazo e colocar na prática o conhecimento adquirido, contribuindo com os tomadores de decisão.

Estamos bem melhores do que há dez anos atrás quando fazíamos um trabalho parecido no planejamento estratégico ou plano de marketing. Costumo dizer que houve uma profissionalização do trabalho de Inteligência de Negócios e, nesse sentido, a tecnologia, se bem aplicada, pode ajudar muito.

Meta-Análise: O que você planeja para disseminar ainda mais a REVIE?

Daniela Ramos Teixeira: Vou continuar com as palestras esse ano e com o curso junto ao parceiro Grupo Treinar.
Já estou aplicando os conceitos da metodologia que criei: estimulo a co-criação, o trabalho em conjunto para melhorias na Metodologia REVIE e convido os colegas para participar dessa iniciativa pelo meu blog http://dramos-teixeira.blogspot.com/

Também tenho planos de criar agentes multiplicadores da REVIE, trabalhando, é claro, com os conceitos do eixo Inteligência de Parceiros da REVIE.

A REVIE também está na revista da ESPM (Edição nº 1, janeiro/fevereiro 2009), no slideshare.com (em ppt) e em vários portais especializados em marketing e negócios.

Meta-Análise: Está tocando algum projeto atualmente? Quais são seus planos?

Daniela Ramos Teixeira: Os anos de 2007 e 2008 foram usados para conceituar a Metodologia REVIE e para analisar as melhores práticas de várias empresas nos quatro eixos: produto, concorrência/mercado, clientes e parceiros. Alguns projetos de consultoria em que trabalhei foram importantes porque já tinha colocado a REVIE na prática, de certa forma, mas não de forma estruturada como está nessa proposta atual. Esse trabalho foi essencial porque percebi que a REVIE pode fazer a diferença, se bem implementada, no ambiente empresarial.

A pré-seleção das empresas para os estudos de caso irá começar entre março/abril. Para as empresas que se interessarem em conhecer um pouco mais como funciona a Metodologia REVIE, é só enviar e-mail para daniela_teixeira@consultant.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Meta-Análise: Em que setores existe aderência maior à aplicação de inteligência de negócios? Por quê?

Daniela Ramos Teixeira: Setores altamente competitivos como TI, Telecom e Varejo. Cada segmento tem a sua particularidade. Por exemplo: Telecom com as questões regulatórias no Brasil, a Convergência e a Comunicação Unificada; TI com a ‘comoditização’ e o avanço do offshoring; as grandes redes de Varejo tendo que lidar com novos formatos e combinações de lojas, integrando canais de vendas e com as etiquetas inteligentes (e-tags).

Esses setores têm em comum algumas características como a pressão (competitiva, de preços), a importância da tecnologia no negócio e as rápidas mudanças no ambiente macro-econômico influenciando diretamente esses segmentos.

A Inteligência Empresarial ajuda a criar oportunidades de negócios com a agilidade requerida por esses segmentos e a reduzir os riscos na tomada de decisão, evitando surpresas.

Meta-Análise: Quais os requisitos básicos para uma empresa criar e gerenciar uma área de inteligência?

Daniela Ramos Teixeira: Um sponsor é essencial para a área de Inteligência deslanchar e receber o apoio necessário para implantação e gestão da área. Pode ser uma diretoria que enxergou a necessidade de criação da área ou até mesmo um gerente sênior com poder de decisão na empresa.

A formação da equipe também é tarefa árdua. Prefiro trabalhar com equipes multidisciplinares, mesclando conhecimento de profissionais do mercado com profissionais da empresa.

O planejamento da área é importante, nem que seja apenas uma visão geral das ações, ferramentas e técnicas que serão implementadas no curto médio e longo prazos, quais os objetivos da área e os resultados esperados.

Com a correria do dia-a-dia, há equipes que se perdem e focam apenas em ações do curto prazo. As demandas chegam e a área de Inteligência torna-se uma ‘fábrica de entregas’ preocupada em cumprir os prazos.

Recomendo que, ao menos, um profissional da equipe seja responsável pela parte mais estratégica da Inteligência: tendências, cenários analíticos com recomendações, forecasting. Olhar o cenário macro para identificar e criar oportunidades para a empresa.

Meta-Análise: Historicamente, as áreas de marketing e comunicação são as que mais sofrem cortes de budget em períodos de instabilidade econômica. Isso acontece com a área de inteligência também? Por quê?

Daniela Ramos Teixeira: Acredito que não são apenas as áreas de marketing e comunicação que sofrem mais cortes em períodos de crise mundial e instabilidade econômica. Essa redução de budget é geral e pode ser maior, dependendo do setor da empresa, do core do negócio e da situação dos seus clientes estratégicos.

A área de Inteligência segue essa mesma linha. Não dá para generalizar. Conheço empresas que estão investindo e contratando profissionais e outras que estão demitindo na nossa área.

É certo que as empresas estão mais cautelosas quanto aos investimentos em comunicação e marketing e o que observo é uma mudança do foco nos investimentos, antes concentrado na comunicação de massa e, agora, muito mais personalizado.

É preciso analisar não apenas a conjuntura macroeconômica, mas também para onde caminham os negócios: a força da terceirização, os avanços da colaboração, a valorização do customer experience, a mudança do perfil dos consumidores, as ferramentas da Web 2.0 com os blogs, wikis; tudo isso está interferindo nessa mudança de foco nos investimentos em comunicação e marketing e abrindo portas para novas ferramentas e técnicas que vão impulsionar a Inteligência de Negócios. A REVIE mostra justamente isso: esse novo universo de possibilidades, integrando as melhores práticas (as novas e as já conhecidas) para maketing e vendas.

Meta-Análise: Como você vê a empregabilidade do setor, em tempos normais e agora, com a crise econômica. Você prevê desemprego para a área?

Daniela Ramos Teixeira: Há uma demanda crescente por profissionais na área de Inteligência (e não me refiro apenas à Inteligência de Mercado e, sim, à Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial). Por exemplo, há profissionais que trabalham com Inteligência de Produtos e são responsáveis por identificar e criar oportunidades de negócios para uma linha de produtos.

Está na hora das empresas repensarem a “Inteligência” e enxergarem numa visão mais macro. Há células de Inteligência dentro das empresas; várias delas.

Vejo um desencontro entre o perfil da maioria dos profissionais que estão disponíveis no mercado e o que as áreas nas empresas estão demandando. Há muitos profissionais jovens, em início de carreira e sem muita experiência em análise. Essa palavra ‘análise’ é muito genérica. Por isso vou delimitar: acredito que não vai faltar emprego para profissionais que tenham perfil mais analítico, consultivo, que saibam fazer forecasting e recomendações. Defino esse perfil como “Visionário”.

É o profissional que, além de analisar os dados quantitativos e do passado/presente, se diferencia pela posição inovadora e visionária com foco na Inteligência Antecipativa, construindo cenários analíticos com recomendações para as empresas. O posicionamento na empresa desse profissional é tático-estratégico. Escrevi um artigo sobre os perfis profissionais na área, inclusive foi publicado nesse portal. Para quem se interessar, o artigo é “As Faces da Inteligência: como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional”.

Para esse tipo de profissional não vai haver desemprego porque a demanda é crescente nas organizações e vai continuar sendo com ou sem crise econômica.

fonte: http://www.metaanalise.com.br

O que os varejistas online estão fazendo corretamente.

Durante a sua palestra no ShopOrg, Sucharita Mulpuru da Forrester disse que o comércio eletrônico é o "lado brilhante e positivo do varejo" e listou as coisas que os varejistas online estão fazendo de maneira brilhante.

Confira os insights da palestra:

1) Respeite a Tecnologia. Enquanto os varejistas online investem 7% do faturamento em Tecnologia da Informação, os varejistas tradicionais investem 2%. "O grande salto da coisa toda reside na inovação que acontece dentro do ecommerce, permitindo que as pessoas comprem online sem cartão de crédito."

Ainda não é possível entender qual será o valor que os varejistas vão tirar de todos os investimentos que fazem em tecnologia, mas eu garanto que será imenso.

2) Consolide as parcerias. Os consumidores são fiéis as suas marcas preferidas. Os fabricantes perceberam que a internet é o paraíso, e uma excelente plataforma para reforçar suas marcas. Entretanto, 1/3 dos investimentos em ecommerce são colocados nos web sites dos fabricantes. "Fabricantes inteligentes já perceberam a importância de fazer coisas como oferecer um sortimento de produtos adicional aos produtos normalmente encontrados no varejo, e fornecer conteúdo que dá valor ao consumidor".

3) Reação ao poder do consumidor. Mais da metade dos varejistas que participaram da pesquisa State of Retailing Online disseram que possuem algum tipo de iniciativa online que engaja os clientes. 66% desses, entretanto, disseram que o retorno sobre o investimento não é claro. Metade disse que está investindo nessas iniciativas porque todo mundo está investindo nessas iniciativas. (Nós crescemos, deixamos de ser crianças, mas continuamos com as mesmas manias).

1/3 dos varejistas online disseram que as iniciativas de social mídia já os ajudaram a crescer seus negócios. "Aqueles que estão tirando proveito da social mídia utilizam esse recurso da mesma maneira que as empresas utilizam as tradicionais pesquisas de mercado". A social mídia é uma oportunidade de se engajar com o cliente de uma forma que irá te ajudar muito no longo prazo.

4) O Reconhecimento da revolução da mobilidade. "Se existe um produto que é a prova de recessão esse produto é o iPhone". Ainda que a venda de dispositivos mobile esteja crescendo, o número de usuários de internet mobile ainda é muito pequeno se comparado a maneira tradicional de acessar a internet. Entretanto, esses usuários estão usando o telefone para fazer compras online em um volume fantástico.

(Eu mesmo já comprei muitas vezes na Amazon.com, Submarino e Livraria Cultura a partir do meu iPhone e fiquei plenamente satisfeito)

O e-mail marketing é o melhor amigo do varejista online. Porém, a Geração Y prefere mensagens de texto. A geração anterior prefere e-mails. Olhe para os seus clientes, e invista de acordo.

fonte : IKEDA

Vamos comprar juntos?

Charlotte

Você já ouviu falar de co-browsing no comércio eletrônico? Pois esse dia chegou.

Enquanto a grande maioria das operações de comércio eletrônico ainda estão tentando entender como usar adequadamente a social mídia, alguns varejistas mais inovadores estão botando prá quebrar adotando ferramentas muita bacanas que incorporam de vez a social mídia no comércio eletrônico.

Eu estou falando de uma tecnologia que permite dois ou mais consumidores em diferentes locais visualizarem o mesmo produto em uma loja virtual enquanto trocam comentários entre si sobre o produto.

"Os nossos clientes são jovens, grandes usuários da social mídia e os grandes influenciadores quando o assunto é moda", disse o diretor da Charlotte Russe no ShopOrg Summit que rolou em Las Vegas. "Por essa razão, somos um dos primeiros a adotar essa ferramenta".

Desde que começou a usar a ferramenta, o ticket médio dos pedidos aumento em 25% e a taxa de conversão em 28%. Além disso, o tempo de presença dos clientes dentro da loja virtual aumentou em 35%!!!

"O que mais nos surpreendeu até agora é o fato dos clientes estarem fazendo compras não apenas com os amigos, mas com parentes e pais. A ferramenta permite que pessoas (influenciadores) que antes não conheciam a nossa marca, passem a conhecer por intermédio da garotada. Estamos muito contentes com os resultados."

"O desafio agora é fazer as pessoas conhecerem social shopping e o quê essa tecnologia é capaz de fazer" falou o executivo. "Por isso a adoção da ferramenta ainda não é tão alta, mas vamos continuar apostando, eu acredito que vai pegar".

A Charlotte Russe está usando diferentes táticas para expor a nova funcionalidade. Notem que a tela acima que eu capturei do web site dos caras mostra no rodapé do site a promoção de vendas relacionada a ferramenta. "Compre online com dois amigos ou mais e receba 10% de desconto nas suas compras."

Uma das características interessantes da ferramenta é permitir que os visitantes da loja possam saber quais são os sete itens mais visualizados no site e conversar com os visitantes desses produtos. O refresh acontece a cada 15 segundos.

Além dos jovens, a DecisionStep - criadora da ferramenta - acredita que a ferramenta é muito útil para ajudar todos os clientes mais velhos que precisam de ajuda para comprar um produto que eles não conhecem direito.

QUEBRA TUDO no comércio eletrônico!

fonte: IKEDA

Gerente de Comércio Eletrônico, a profissão do futuro.

Ecommerce10


Uma pesquisa recém-concluída pelo Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) da FIA (Fundação Instituto de Administração) aponta as carreiras mais promissoras e que se consolidarão até 2020. Entre elas, a carreira de Gerente de Comércio Eletrônico aparece em terceiro lugar.

A fundação ouviu 96 especialistas na primeira rodada de contatos e outros 112 depois, seguindo metodologia qualitativa -que não necessita de amostra representativa.

"As carreiras estão ligadas a tendências e demandas da sociedade, principalmente inovação, qualidade de vida e sustentabilidade", afirma a professora da FIA Renata Spers.

A carreira citada pelo maior número de especialistas (72%) foi a de gerente de ecorrelações. "Está ficando clara a necessidade de empresas terem executivos que dialoguem com ONGs, consumidores e governo sobre sustentabilidade. Serão cada vez mais necessários, diante do crescente grau de consciência do consumidor", avalia o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar.

A segunda mais mencionada (67%), a de CIO (Chief Innovation Officer), foca o desenvolvimento tecnológico e a educação continuada, e não só a criação de produtos, diz Spers.

Para Paulo Sérgio Quartiermeister, diretor do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), esse profissional deve ter habilidade de se relacionar -pois enfrentará resistências-, não pode ser avesso a riscos e precisa de excelente formação.

Em terceiro lugar, vem o gerente de marketing e-commerce (46%). Para Agenor Castro, diretor de marketing do Yahoo! América Latina, ele foca várias mídias on-line, como internet e TV digital. "O marketing deve estar onde o consumidor está."

Já para Sérgio Herz, diretor da Livraria Cultura, o ideal é não separar o marketing virtual do da loja, pois o consumidor é cada vez mais "multicanal". Foram listadas como promissoras também as carreiras de conselheiro de aposentadoria (39%), coordenador de desenvolvimento de força de trabalho e educação continuada (35%) e "bioinformationist" (34%). A primeira auxiliará o executivo ao preparar a aposentadoria. Já o coordenador de desenvolvimento ajudará o profissional a se qualificar melhor. "Os "bioinformationists" serão aqueles que se dedicarão às pesquisas na área genética, por exemplo, para que isso seja aplicado em técnicas clínicas e medicamentos", diz Spers.

PontoFrio.com promove concurso cultural - São Paulo

Para promover o Dia das Crianças, o PontoFrio.com anuncia um concurso cultural que premiará com uma viagem para a Disney, em Orlando, o autor do complemento mais criativo, divertido ou curioso para a frase “Quando eu era criança, você sabia que...”. A campanha de marketing online será promovida em redes sociais (Orkut, Twitter e Videolog) e no próprio site da loja virtual.

Para concorrer, basta acessar o link http://diadascriancaspontofrio.com.br/ e enviar quantas respostas quiser, cadastrando-as em uma das sete categorias disponíveis: filmes, esportes, seriados e programas de TV, desenhos, brinquedos e games, música e produtos. O concurso é válido para todo o territorio nacional e os participantes devem ter mais de 12 anos. Os detalhes do regulamento estão disponíveis em http://diadascriancaspontofrio.com.br/regulamento.

O concurso cultural faz parte do hotsite de Dia das Crianças do PontoFrio.com, que traz diversas indicações de presentes para o 12 de outubro, divididas por faixa etária e de preço.

fonte: Ad online

Oi patrocina o Donna Fashion Iguatemi - Rio Grande do Sul


A Oi patrocina o Donna Fashion Iguatemi (DFI), mais importante evento de moda do Rio Grande do Sul, que acontece entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. Ao lado do esporte, da música e da cultura, a moda é um dos principais pilares da estratégia de marketing de entretenimento da Oi em todo o país. A companhia também patrocina a São Paulo Fashion Week, o Fashion Rio, o Minas Trend Preview e o Oi Fashion Rocks, que será realizado no dia 24 outubro, no Rio de Janeiro.

Como em todos os eventos que patrocina, a participação da Oi no Donna Fashion será marcada pela combinação de ações diferenciadas e interativas. No stand “Eu Posso”, caricaturistas farão desenhos que expressem o desejo de liberdade e dois estilistas customizarão roupas antigas e sem uso. Outra ação que vai chamar atenção do público presente é um estúdio, onde um fotógrafo e uma produtora de moda irão transformar as pessoas presentes em top models.

O público levará de brinde a sua foto imantada para guardar de recordação. Além disso, a Oi também disponibilizará wi-fi em todo o evento e terá também o Espaço Expressões Oi, movimento que tem como objetivo valorizar a produção cultural e os talentos regionais. A edição Primavera-verão 2010 do DFI acontecerá no 5° andar do Shopping Iguatemi.

fonte: Ad Online

Coca-Cola: New Grip Bottle

Esse post é de Junho de 2009, mas achei a idéia muito criativa, logo resolvi dividir com os que como eu não viram.

Procurando uma nova maneira para interagir com as pessoas de uma forma não convencional, para lançar a nova garrafa com uma textura especial, a agência Marcel Paris criou para a Coca-Cola um poster de velcro nos pontos de ônibus.






O objetivo foi deixar que as pessoas soubessem, que a nova garrafa da Coca-Cola tem mais aderência e não escorrega. O resultado foi que literalmente as pessoas "agarraram" a campanha no seu conjunto, um volume de 3,8% da marca em seu crescimento, em comparação com 2007 na França.

Fonte: Comunique9

O que você achou da ação?

Midias Sociais: A inserção da publicidade em redes sociais

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Publicidade Em Redes Sociais Online

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Empresas preferem internet a celular para promoverem vendas, diz pesquisa

Estudo da consultoria Deloitte mostra transformação das ações de venda pela internet, o qual representa 6% do faturamento total.

A consultoria Deloitte apresenta os resultados da pesquisa “As relações de consumo na era do comércio online”. O estudo, que abordou entidades de diversos segmentos e portes econômicos, contou com a participação de 109 empresas que atuam no País, cuja análise aconteceu entre 20 de agosto e 08 de setembro. O objetivo do estudo é retratar a visão e as práticas das empresas em suas relações com o consumidor final e com outras empresas na internet.

De acordo com a consultoria, as empresas analisadas consideram as relações on-line um meio eficiente para a promoção de suas vendas (a internet é apontada por quase 70% das empresas da amostra). O celular, em particular, foi apontado por 22% dos respondentes, o que revela a utilização de modelos com maior conectividade, interatividade e mobilidade perante seus consumidores ou clientes.

Outro ponto de destaque é que apenas 2% dos pesquisados apontaram que o consumidor compra o produto e/ou serviço por impulso, sem uma avaliação criteriosa. “Essa percepção demonstra que as empresas sabem que estão lidando com consumidores mais exigentes e com maior poder de decisão”, avalia Patricia Sousa, gerente da área de varejo e bens de consumo da Deloitte.

Na visão de 50% dos entrevistados que acompanham os hábitos de seu público na utilização da internet, os potenciais compradores buscam, principalmente, obter melhores condições de compra. Além disso, mais de 40% da empresas responderam acreditar que o seu público utiliza a internet para visualizar melhor as características e tomar conhecimento dos produtos e/ou serviços. Porém, percebem que as pessoas e as empresas, apesar de utilizarem a internet para consulta, na maioria das vezes, ainda acabam por efetuar ou finalizar suas compras em instalações físicas.

Diante desse cenário, a pesquisa revela que o foco das empresas na internet está voltado, principalmente, para as relações com o público consumidor. Das empresas analisadas, 53% utilizam a internet para aumentar ou melhorar o relacionamento com consumidores e clientes. Segundo Sousa, a internet ainda se mostra um meio de comunicação a ser melhor explorado nas relações com o mercado e o público-alvo.

A pesquisa também aponta que 80% das empresas se preocupam, principalmente, com a valorização da marca em suas ações de comunicação na internet. No entanto, apenas um terço dos respondentes indica realizar um monitoramento de riscos associados à imagem da empresa.

Além disso, o estudo aponta que o varejo tradicional vem dividindo cada vez mais espaço com meios alternativos de venda. Hoje, o comércio on-line já apresenta boa contribuição para os resultados das empresas, sendo responsável por 6% do faturamento total obtido pelas entidades da amostra. Segundo estimativas dos pesquisados, o canal on-line apresenta grande potencial de crescimento e deve ganhar espaço nos próximos 12 meses, passando a compor 8% dos resultados das empresas.

De acordo com a consultoria, o resultado evidencia que as empresas do País se encontram em linha com o perfil global de utilização de canais ou de multicanais de venda.

Fonte: IP News

Brasil é o 2° maior gerador de spams

Com 12% das ocorrências mundial, o País ficou atrás somente dos Estados Unidos, que geraram 23% das mensagens não-desejadas.

De acordo com o relatório sobre spam publicado neste mês pela Symantec, o e-mail não desejado representou mais de 87% do todo o correio eletrônico, em nível mundial, onde o Brasil ocupou a segunda posição no ranking que gerou mais spams em agosto.
O Brasil representou 12% dos casos, ficando atrás dos EUA, que teve 23%. O relatório também verificou que os spammers estão encontrando novas maneiras de evitar os filtros. Segundo a pesquisa, uma delas é o uso da técnica conhecida como “spoofing”, que cria uma URL muito similar ao de qualquer marca ou empresa conhecida para que os usuários entrem no site e forneçam seus dados pessoais.
Além dos EUA e Brasil, também fazem parte da lista dos cinco países que mais enviam spam: a Coréia do Sul com 5% e a Índia e a Polônia com 4%.

fonte: IP News

Publicidade em redes sociais cresce 119%

Os gastos com publicidade on-line em redes sociais e blogs nos Estados Unidos aumentaram 119% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, saltando de US$ 49 milhões para US$ 108 milhões.

Segundo pesquisa da Nielsen, os números refletem os 17% do tempo on-line que os americanos passaram em sites de relacionamento no mês passado, aumento de quase três vezes em relação a agosto de 2008.

A indústria da publicidade também destinou uma parcela maior de suas verbas para sites de redes sociais. Em agosto do ano passado, o investimento foi de 7% do total direcionado à internet, enquanto neste ano o investimento foi de 15%.

A indústria de entretenimento foi a que mais desembolsou verba de publicidade para as redes sociais. De agosto deste ano para o mesmo mês de 2008, o aumento foi de 812%.

Jon Gibs, vice-presidente de mídia da Nielsen, diz que a pesquisa reflete uma mudança na forma como a indústria vê a internet nos EUA. Segundo ele, por mais que conteúdos em texto e vídeo ainda sejam o centro das atenções na web, é o desejo dos internautas de se comunicar e se conectar que tem impulsionado as receitas da rede mundial.as da rede mundial.

fonte: IPNEWS

Brasilienses adotarão sistema francês de aluguel de bicicletas

por Sergio Garschagen, de Brasília

(Foto: Wong Mei)

Bicicleta Brasília, cidade projetada para automóveis, vai imitar um bom exemplo de Paris, que, ao contrário da capital brasileira, é cidade convidativa para longos passeios a pé.

As duas cidades têm em comum a topografia pouco acidentada e uma população em sua área central da ordem de 2 milhões de habitantes. Esses dois fatores permitem que estudantes, donas de casa e operários usem bicicletas para pequenas e médias distâncias de casa ao trabalho e também para o lazer nos fins de semana.Bicicleta2 (Foto: Svetlana Maksimovic)

Pelo menos 50 mil parisienses já adotaram a bicicleta alugada, conhecidas como Vélib, principalmente para distâncias curtas de até 20 minutos. Cerca de 20,6 mil bicicletas estão em uso em Paris, distribuídas por mais de 1,45 mil postos de auto-atendimento para a locação. Os postos estão posicionados a intervalos de cerca de 300 metros, e seu número é quatro vezes maior que o das estações de metrô - mesmo em uma cidade tão bem servida por seu serviço de metrô. A diária de uma Vélib custa três euros e os primeiros 30 minutos são gratuitos.

Agora são os brasilienses, acostumados a veículos particulares de quatro rodas e um ainda deficiente sistema de transporte público, que vão enfrentar, nos próximos meses, um desafio proposto pelo governo do Distrito Federal: substituir os dois modais tradicionais (ônibus e carros) pelas bicicletas.

Assim, em novembro próximo os brasilienses terão à disposição diversos pontos da cidade “estações” de aluguel de bicicletas exatamente iguais às utilizadas pelos parisienses.

(Foto: Armin Hanisch)

Bicicletas Essas estações serão administradas por empresa privada, em tentativa válida do governo em incentivar as pessoas a transitarem de forma mais rápida no Plano Piloto e, gradativamente, nas demais cidades–satélites, também engarrafadas pelos veículos de quatro rodas. O mais recente levantamento do DETRAN confirmou que capital brasileira já licenciou 1,1 milhão de veículos até maio passado.

O edital de concorrência para a escolha da empresa vencedora da concessão dos bicicletários foi publicado pela Secretaria de Transportes no dia 6 de setembro. A empresa escolhida terá de instalar e operar 50 bicicletários de locação em todo o DF em 15 meses. Além da renda oriunda dos aluguéis a empresa terá direito também à venda de espaço publicitário nas “estações” de aluguel e entrega dos veículos.

Essas estações, segundo explicou o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga deverão ter capacidade para armazenar no mínimo 10 e no máximo de 20 bicicletas, ser de fácil identificação e utilização, possuir pisos de alerta no seu entorno com vista a dar segurança, conforto e proteção aos usuários, dentre outros.

O valor mínimo estipulado pela outorga é de R$ 636.544,80 (seiscentos e trinta e seis mil quinhentos e quarenta e quatro reais e oitenta centavos) e será considerada vencedora a empresa que oferecer a maior oferta.

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O ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, é atualmente uma das maiores cabeças pensantes sobre o futuro de Brasília.

Eleito deputado federal pelo Paraná em 2006, exerce desde o inicio do governo José Roberto Arruda o cargo de secretário de TaniguchiDesenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Além de remodelar todo o sistema viário de Brasília, alargando pistas inauguradas há 50 anos e inaugurando novas vias, Taniguchi já implantou cerca de 50 quilômetros de pistas exclusivas para bicicletas em todo o DF, que serviram como laboratório prático sobre a aceitação desses veículos ecologicamente corretos como meio de transporte tradicional, principalmente para operários, estudantes e lazer.

Outra medida idealizada por Taniguchi, um dos maiores cérebros da equipe do ex-prefeito e governador do Paraná, Jaime Lerner, é no sentido de acelerar nesses dois últimos anos, a política de adensamento populacional em toda a capital federal, acabando com os vastos espaços inabitados entre o Plano Piloto e as principais cidades dormitórios. Esse adensamento permitirá a inauguração de mais 250 quilômetros de ciclovias até o final de 2010, transformando Brasília na cidade brasileira com a maior malha de ciclovias de todo o país.

A equipe ainda idealiza para 2914, ano da Copa do Mundo, a instalação de um bonde moderno francês (Veiculo Leve sobre Trilhos) ligando o centro de Brasília ao aeroporto, integrado ao sistema de metrô que liga a capital às cidades-satélites do Guará, Águas Claras e Taguatinga.

No currículo de Taniguchi constam trabalhos de consultorias de grandes projetos urbanísticos no Brasil e no exterior, tais como Goiânia, Rio de Janeiro, Aracaju, Waitakere (Nova Zelândia), Melbourne (Austrália) e Abu-Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Bogotá (Colômbia) e Lyon (França).

Projeto coordenado pela UFMG defende a publicidade responsável de medicamentos

por Itamar Rigueira Jr. - Boletim UFMG

(Ilustração:Rita da Glória)


Propaganda de risco


Estimulantes sexuais, produtos para emagrecer, suplementos alimentares e bombas para desenvolver a musculatura povoam sem controle as ondas do rádio. Uma enorme quantidade de produtos considerados falsificados, ou seja, sem registro no Ministério da Saúde e sem validação científica, tem propaganda veiculada principalmente nas emissoras de rádio populares. E esses produtos oferecem riscos à saúde.

Radialistas e outros profissionais de comunicação participaram na manhã de sábado, (26), na Faculdade de Farmácia da UFMG, da segunda oficina Ética, Mídia e Saúde. A iniciativa é parte do Projeto de Educação e Informação, coordenado na UFMG pelo professor Gerson Antonio Pianetti e que integra trabalho realizado desde 2002 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Unesco.

“Nosso objetivo é conscientizar os responsáveis pela divulgação desses produtos sobre o perigo de uma propaganda que induz ao consumo de substâncias que muitas vezes não são indicadas e podem causar sérios danos”, explica Pianetti, professor do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia. Segundo ele, mesmo produtos derivados de plantas consideradas medicinais podem conter substâncias nocivas.

As embalagens trazem geralmente informações falsas e nem sempre têm a assinatura de um farmacêutico. “Um produto que promete emagrecer pode cumprir essa promessa, mas tem elementos diuréticos e laxantes em composições que desestruturam completamente o organismo”, alerta Pianetti.

Bens especiais

O trabalho que diagnosticou a necessidade de uma campanha de esclarecimento direcionada sobretudo a radialistas teve origem no Projeto de Monitoração de Propaganda de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária, que visa descentralizar o monitoramento da propaganda e inserir a academia no debate. Foram firmadas parcerias com universidades em diversos estados, e a UFMG iniciou sua participação em 2005. O Projeto de Educação e Informação inclui captação e pré-análise de peças publicitárias e ações de informação.

A primeira oficina do Projeto Educação e Informação, realizada em abril de 2008, reuniu 150 pesquisadores e estudantes de áreas como medicina, nutrição e comunicação. Trata-se, segundo Pianetti, de parceiros especiais no esforço pela conscientização da sociedade. “Os estudantes de nutrição têm papel fundamental na educação alimentar, os de medicina aprendem a importância da prescrição clara e os de comunicação devem se questionar sobre as consequências da propaganda irresponsável de medicamentos e alimentos”, analisa o professor.

Uma das principais mensagens do projeto é a de que os medicamentos são bens especiais, que devem ser prescritos por médicos e dentistas e vendidos em farmácias, sob supervisão de farmacêuticos.

Gerson Pianetti lembra que, na melhor das hipóteses, um medicamento falsificado não faz mal à saúde – porque não tem qualquer efeito. “Mas faz mal ao bolso”, ressalta. Ainda de acordo com ele, muitos dos medicamentos sem registro são simplesmente desnecessários. “Os famosos suplementos alimentares contêm substâncias presentes nas frutas, verduras e legumes. A necessidade de uma suplementação é rara. Ocorre quando o paciente tem dificuldade de absorção de determinadas substâncias”, ele explica.

Boas maneiras

A Anvisa produziu publicação dirigida aos comunicadores de rádio com orientações sobre propaganda de medicamentos. Confira algumas delas:

Antes de anunciar qualquer produto sujeito à vigilância sanitária, o veículo precisa certificar-se de que o produto tem registro na Anvisa e de que não exige prescrição médica.

Não é possível atribuir propriedades terapêuticas aos alimentos. Pode-se falar apenas de suas características nutritivas.

Produtos fitoterápicos, também conhecidos como “naturais”, podem provocar reações indesejáveis e apresentar contraindicações.

Sem orientação do médico ou farmacêutico, ou usados de forma inadequada, certos produtos podem prejudicar a saúde ou agravar doenças.

A propaganda que não respeita a lei implica riscos como retardar a procura pelo tratamento correto e comprometer um tratamento médico em andamento.

Uma propaganda adequada de medicamentos prima pela divulgação de informações que não incentivem a automedicação e evita expressões do tipo “sem contraindicações” ou “produto natural”.

Anunciante, agência de publicidade e veículo de comunicação podem ser responsabilizados pela propaganda que não cumpre a legislação.

fonte: http://zsite.com.br/

Corpos sarados na propaganda diminuem auto-estima

Uma pesquisa da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, monitorou a reação dos simples mortais às imagens de homens sarados da publicidade. As pesquisas apontam resultados similares às pesquisas realizadas com mulheres que ficam intimidadas com o padrão de beleza das modelos dos mais diversos comerciais. "Sempre achamos que essas coisas eram de mulheres, mas vemos que o mesmo acontece com os homens", disse o co-autor do estudo, o médico Regan Gurung, que foi apresentado no encontro anual da Associação Americana de Psicologia em fevereiro.

Depois que o ator Mark Wahlberg posou para o estilista Calvin Klein de cuecas brancas na década de 90, a propaganda não parou de exibir homens musculosos e seminus. Para medir o nível de estresse de quem olha os deuses gregos com seus corpos perfeitos, foi solicitado que 45 alunos e alunas da universidade vissem imagens de pessoas do mesmo sexo. Depois, que os mesmos vestissem roupas curtas e coladas e tirassem fotos. Segundo Otto, "um homem mais preocupado com o físico é mais propenso a classificar os modelos como menos masculinos e atraentes, levando em conta que um homem que se sente bem com seu corpo denominaria a imagem como ele realmente a vê. Classificaria o modelo como altamente masculino e atraente". Segundo ele, a mensagem do estudo é que as imagens do "corpo perfeito" reduzem a confiança dos homens em relação ao próprio corpo.

Apesar de muitos interpretarem a experiência como “está na hora de fazer mais exercícios”, muitos homens acabam se sentindo atraídos ao uso de esteróides e de outros mecanismos para aumentar a massa muscular. O objetivo do estudo é descobrir qual é a zona de risco para aqueles insatisfeitos com o próprio corpo.

fonte: http://revistaladoa.com.br

Brasil avança nas negociações para abrir mercado uruguaio

As reuniões com autoridades e empresários do Uruguai, para debater a abertura do mercado do país vizinho às exportações brasileiras de carne de frango, foram classificadas de positivas pelo Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra.

Turra se reuniu com os dirigentes da Câmara de Comércio Uruguai-Brasil, aos quais argumentou que é necessária uma solução imediata para a questão.

O mercado uruguaio está fechado ao frango brasileiro devido à inexistência de um acordo sanitário entre os dois países, que vem sendo protelado pelo parceiro de bloco do Mercosul.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria

Multinacionais transferem fábricas do exterior para o Brasil

A crise global provocou um movimento de transferência de linhas de produção ou até de fábricas inteiras do exterior para o Brasil. Cerca de 50 empresas solicitaram ao governo autorização para trazer suas máquinas para o País, revela o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Os pedidos de importação foram feitos por diversos setores como alimentos, têxtil, químico, móveis e mineração. A origem das linhas de produção também é variada: Estados Unidos, Canadá, França, Portugal, Alemanha, Reino Unido. Boa parte das solicitações veio dos fabricantes de autopeças - setor em que o desempenho do mercado brasileiro está muito melhor que o resto do mundo.

É a discrepância entre o Brasil, que já saiu da crise, e os países ricos que provoca as transferências. Com a queda da demanda nos EUA e na Europa, as multinacionais ficaram com capacidade ociosa lá fora. A crise também provocou uma quebradeira de empresas, criando oportunidades para companhias brasileiras comprarem máquinas usadas no exterior por uma fração do preço das novas.

A Coteminas realizou uma das maiores transferências de máquinas do exterior para o País. Depois de adquirir a americana Springs, a empresa, que pertence à família do vice-presidente José de Alencar, desativou nove fábricas nos Estados Unidos. As máquinas foram distribuídas pelas unidades de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte.

"É melhor produzir aqui e exportar para os EUA. E, com a crise, parte da produção que ia para os clientes americanos agora fica no Brasil", disse o vice-presidente industrial da Coteminas, Pedro Bastos. Entre as vantagens de trazer a produção para o País, estão a qualidade do algodão, o menor custo da mão de obra, e a proximidade com o grupo controlador. Ele conta que a crise tornou as transferências mais complicadas, porque significou perda de empregos para os americanos.

A lista de empresas que estão apostando no Brasil incluiu multinacionais como Nestlé e Motorola. A fabricante de celulares importou da unidade do México a tecnologia para fabricar em Jaguariúna (SP) equipamentos para banda larga sem fio. A produção começou em junho. De acordo com o vice-presidente da área de mobilidade, Eduardo Stefano, os incentivos fiscais e os altos custos de importação foram as razões para produzir localmente. Ele afirmou ainda que o Brasil é carente em tecnologia de banda larga.

A Nestlé trouxe do México uma linha completa para fabricação e envase de água mineral. O maquinário inclui desde a sopradora de garrafas até a empacotadora. A linha desembarcou no Brasil em julho e já está em operação. Com a ajuda das novas máquinas, a multinacional lançou no País a marca de água Nestlé Pureza Vital - a mais vendida do mundo. O objetivo é buscar a liderança no mercado de água mineral paulista, o maior do País com 30% das vendas.

Segundo o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, as empresas decidem as transferências de plantas cada vez mais rápido e o Brasil se tornou o alvo pelo bom desempenho na crise. Ele disse que o governo quer tornar ágil a entrada das linhas de produção no País. Como se tratam de máquinas usadas, o procedimento requer licenças de importação, que demoram de quatro a seis meses para serem liberadas. "Queremos fazer em 30 dias."

A "importação" de fábricas é polêmica. O investimento é sempre bem-vindo, porque aumenta a produção e cria empregos. Mas ao autorizar a entrada de máquinas usadas, o governo pode desestimular o setor de bens de capital. O movimento de transferência de linhas de produção já provocou reclamações dos fabricantes de máquinas junto ao ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. "Corremos o risco de sucatear o parque industrial brasileiro. O setor de bens de capital ainda não saiu da crise", disse Nelson Deduque, diretor de mercado externo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

As empresas argumentam que importar uma linha de produção usada pode reduzir em até 80% o custo do investimento. Isso permite que companhias de médio e pequeno portes também aumentem a produção. "Saiu pela metade do preço. Gastamos US$ 500 mil em máquinas que valem US$ 1 milhão. Foi uma das principais razões da transferência", disse a coordenadora de comércio exterior das Linhas Bonfio, Rita de Cássia Pereira. A companhia trouxe, em maio, uma linha de produção de fios têxteis. As máquinas pertenciam a uma fábrica desativada no Canadá .

A Bio Springer, fabricante de extrato proteico, composto utilizado em alimentos como macarrão instantâneo, trouxe uma nova linha de produção para o País, que aumentou em 30% a capacidade de sua planta. Segundo Antonio Panzionoto, diretor industrial, a centrífuga veio da República Tcheca e as outras máquinas, da França. "Eram máquinas do grupo. É mais barato do que comprar tudo de novo no Brasil."

Também há casos de empresas que não atuavam no País e estão chegando por meio de transferência de plantas. A fabricante de móveis portuguesa Iduna vai trazer uma unidade de Braga para Cotia, na Grande São Paulo. "O potencial do mercado brasileiro é grande, mas para ser competitivo é preciso produzir aqui. Além disso, o impacto da crise foi mais violento na Europa", disse o proprietário da empresa, Alberto Araújo.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria

27º Prêmio Colunistas Rio Grande do Sul


27º Prêmio Colunistas Rio Grande do Sul


Ata da Premiação
Data de Julgamento: 24 de setembro de 2009

Presidente do Júri: José A. Vieira da Cunha (Coletiva Editora Ltda).
Jurados: Ana Cássia Hennrich (Band News FM), Ana Paula Jung (Propaganda & Marketing - RS), Enir Grigol (FIERGS), Fábio Bernardi (Paim Comunicação), Júlio Ribeiro (ADONLINE), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária).

GRANDES PRÊMIOS

AGÊNCIA DO ANO: Competence

AGÊNCIA DE MELHOR DESEMPENHO CRIATIVO: Competence

PUBLICITÁRIO DO ANO: Fabiano Bonetti ( São Jorge)

PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Marcelo Firpo (Novacentro)

ANUNCIANTE DO ANO: Banrisul

VEÍCULO IMPRESSO DO ANO: Zero Hora

VEÍCULO ELETRÔNICO DO ANO: Band News

EMPRESA DE MÍDIA EXTERIOR DO ANO: Ativa (Canal Você)

DESTAQUES DO ANO:
- Celso Chittolina: Por seu desempenho à frente da ARP, saneando a entidade.
- Impressul: Pela inauguração do novo estúdio fotográfico
- Jornal da Capital: Pela sua consolidação como veículo de mídia alternativa no mercado porto-alegrense.
- Tv Record: Pelo impacto positivo no mercado gaúcho de televisão em 2009.

MEDALHAS
(O conteúdo e a grafia das fichas técnicas foram fornecidos pelas agências em seus arquivos de inscrição.)


ÁREA: Televisão e Cinema

CATEGORIA: Bebidas Alcoólicas
BRONZE: "Inverno Ronaldo Fraga", da COMPETENCE para Miolo Wine Group / Vinho Tinto. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Marcelo Pires. Direção de Arte: Karin Rowel. Produção de RTVC: Cristina Zwetsch. Produtora de Filme: Cristina Zwetsch. Produtora de Áudio: Technológica. Mídia: Camile Marchezani. Atendimento: Jeanini Pedroso e Ferna nda Morais. Aprovação: Raquel Knies.

CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
BRONZE: "Faca O Melhor. Espm.", da DUPLO M para Espm/Rs / Institucional. Direção de Criação: Fabricio Kichalowsky. Redação: Cristiano Werkhauser, Emir Ross e Marcelo Lubisco. Direção de Arte: Fabricio Kichalowsky. Produção de RTVC: Turi Silva. Produtora de Filme: Espm, Rs - Nucleo de Audio e Video. Produtora de Áudio: Lado B. Direção do Comercial: Pedro Barbosa e Rogerio Rodrigues. Mídia: Sheila Woida. Atendimento: Julia Seibel. Aprovação: Daniela Maria, Anny Bagiotto e Sergio Checchia.

CATEGORIA: Meios de Comunicação
OURO: "Getúlio", da NOVACENTRO para Correio do Povo / Livro Getúlio. Direção de Criação: Marcelo Firpo. Redação: Tiago Niederauer. Direção de Arte: João Pedro Corrêa. Produção de RTVC: Ana Buhler. Produtora de Filme: Black Maria. Produtora de Áudio: Loop Reclame. Direção do Comercial: Raphael Coutinho. Mídia: Luciana Penna. Atendimento: Thais Araujo. Aprovação: Luis Grisólio e Marcelo Folleto.
BRONZE: "Ah, eu to pegando!", da COMPETENCE para Rádio Gaúcha / FM. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Helena Moraes e Cristina Carvalho. Direção de Arte: Cado Bottega e Carlos Tevo Farneda. Produção de RTVC: Flávia Cota. Produtora de Filme: FLY. Produtora de Áudio: Lado B. Atendimento: Max Rathke e Gabi Chaves. Aprovação: Sioni Gonçalves e Geraldo Corrêa.

CATEGORIA: Mercado Publicitário
PRATA: "Dinossauro", da GLOBALCOMM para ARP / Semana da Comunicação 2008. Direção de Criação: Luis Giudice. Redação: Ricardo Silvestrin. Direção de Arte: Luis Giudice. Produção de RTVC: Roberto Simões. Produtora de Filme: Dr. Smith!. Produtora de Áudio: Lado B. Direção do Comercial: Maria Alice Machado. Mídia: Janaína Borges. Atendimento: Roberta Ferreira Diehl. Aprovação: Celso Chittolina.
BRONZE: "Galo Esperando", da COMPETENCE para ALAP / Festival de Propaganda. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Hellena Mª P. S. Moraes e Eduardo Boldrini. Direção de Arte: Cado Bottega e Hellen Couto. Produção de RTVC: Flavia Cota. Produtora de Filme: Margarida Flores e Filmes. Produtora de Áudio: Lado B. Atendimento: Mariana Achutti. Aprovação: ALAP.

CATEGORIA: Produtos e Serviços para Agropecuária
PRATA: "Curiosidades Sobre A Lagarta", da E21 para BASF / Nomolt Imunit. Direção de Criação: Pablo Bohrz. Redação: Cristiano Werkhauser. Direção de Arte: Beto Dias. Produção de RTVC: Dinaira Vieira. Produtora de Filme: Brava Filmes. Produtora de Áudio: Radioativa. Direção do Comercial: Mocita. Mídia: Diná Lopes e Vivian Pordany. Atendimento: Alberto Meneghetti, Kim Gesswein, Fabiana Sudylowski, Regiane Larrosa. Aprovação: Adriana Boock.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Comunitários
PRATA: "Via Vida", da COMPETENCE para Via Vida. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Igor Becker e Thiago Ferreira. Direção de Arte: Marcos Hubner e Diego Torgo. Produção de RTVC: Carlos Alberto Dassi. Direção do Comercial: Frederico Otavio Luz. Atendimento: Francine Pinto de Azevedo. Aprovação: Via Vida.
BRONZE: "Doação de Órgãos 2009", da MARTINS+ANDRADE para Via Vida / Comunitário. Direção de Criação: Gerson Lattuada. Redação: Fabio Toshio. Direção de Arte: Cristiano Schmitz. Produção de RTVC: Cristiane Rocha. Produtora de Filme: Brava Filmes. Produtora de Áudio: Technologica. Direção do Comercial: Mocita Fagundes. Mídia: Flávio Franco. Atendimento: Airton Rocha. Aprovação: Lucia Élber.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos
OURO: "Insubstituível", da NOVACENTRO para Daer-Rs. Direção de Criação: Marcelo Firpo. Redação: Eduardo Pandolfo, Tiago Niederauer, Marcelo Firpo. Direção de Arte: Rafael Dallegrave e Fernanda Schössler. Produção de RTVC: Ramão Sanches. Produtora de Filme: Estação Elétrica. Produtora de Áudio: Loop Reclame. Direção do Comercial: Raphael Coutinho. Mídia: Luciana Penna. Atendimento: Vanessa Lara e Alexandre Pradier. Aprovação: Fernando Noronha.

CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
BRONZE: "Show de Páscoa", da AGÊNCIA MATRIZ para Zaffari. Direção de Criação: Roberto Philomena. Redação: Roberto Philomena. Produção de RTVC: Monique Sabater. Produtora de Filme: Dr. Smith!. Produtora de Áudio: Batuque. Direção do Comercial: Maria Alice Machado. Mídia: Adilson Moreira. Atendimento: Márcia Christofoli. Aprovação: Airton Zaffari.

CATEGORIA: Vestuário e Acessórios Pessoais
BRONZE: "Bom Dia, Boa Noite", da COMPETENCE para Diadora / Diadora Aros. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Renata Leiria. Direção de Arte: Marcos Hübner. Produção de RTVC: Cristina Zwetsch. Produtora de Filme: Ad Studio. Atendimento: Carolina Pacheco e Arlete Bernardes. Aprovação: Diadora.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Diversos
BRONZE: "Centenário Colorado", da NOVACENTRO para Sport Club Internacional / Centenário. Direção de Criação: Marcelo Firpo. Redação: Marcelo Firpo. Produção de RTVC: Ana Buhler. Produtora de Filme: Zeppelin. Produtora de Áudio: Loop Reclame. Direção do Comercial: Rogério Souza. Mídia: Gabriela Teixeira. Atendimento: Amanda Peçanha e Alexandre Pradier. Aprovação: Roberto Siegmann.


ÁREA: Rádio

CATEGORIA: Alimentos
OURO: "Vai bem com", da NÚCLEO para Cooperativa Santa Clara / Bacon Santa Clara. Direção de Criação: Aroldo Anderson. Redação: Aroldo Anderson. Produção de RTVC: Sofia Fontoura. Produtora de Áudio: Tecnológica Audio Online. Mídia: Sofia Fontoura. Atendimento: Noemia Gomes. Aprovação: Alexandre Guerra e Aderlaine Cichelero.
BRONZE: Série "Mafioso Calabresa-Toscana", da NÚCLEO para Cooperativa Santa Clara / Linguiças Santa Clara. Direção de Criação: Aroldo Anderson. Redação: Aroldo Anderson. Direção de Arte: ***. Produção de RTVC: Sofia Fontoura. Produtora de Áudio: Tecnológica Audio Online. Mídia: Sofia Fontoura. Atendimento: Noemia Trindade Gomes. Aprovação: Alexandre Guerra e Aderlaine Cichelero.

CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
OURO: "Guerra", da COMPETENCE para LIFAR / Chá Sanitas. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Tiago Ferrari. Produção de RTVC: Flávia Cota. Produtora de Áudio: Labo B. Atendimento: Carol Pacheco. Aprovação: Lifar.
BRONZE: "Sou transparente como água", da MARTINS+ANDRADE para Água Mineral Sarandi / Água mineral. Direção de Criação: Gerson Lattuada. Redação: Tiago Canto. Direção de Arte: Gustavo Panichi. Produção de RTVC: Cristiane Rocha. Produtora de Áudio: Technologica. Mídia: Flávio Franco. Atendimento: Carine Vargas. Aprovação: Jairo Zandoná.

CATEGORIA: Cosméticos e Produtos de Toalete
BRONZE: "Secret", da COMPETENCE para Panvel Farmácias / Linha Panvel Secret. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Helena Moraes e Ricardo Baptista. Direção de Arte: André Menna. Produção de RTVC: Juliana Lima. Produtora de Áudio: Lado B. Mídia: Carla Azevedo e Camila Machado. Atendimento: Rosangela Lopes e Sabrina Affonso. Aprovação: Julio Mottin Neto, Maria Eduarda Bastos e Fernanda Gama.

CATEGORIA: Meios de Comunicação
BRONZE: "Pressão", da COMPETENCE para Diário Gaúcho. Direção de Criação: Marcelo Pìres. Redação: Tiago Ferrari. Direção de Arte: José Augusto Porto. Produtora de Áudio: Lado B. Mídia: Carla Azevedo. Atendimento: Marcela Cheuiche. Aprovação: Diário Gaúcho.

CATEGORIA: Mercado Publicitário
OURO: Série "Galo", da COMPETENCE para ALAP / Festival. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Helena Moraes e Eduardo Boldrini. Direção de Arte: Taina Fiori Hagemann, Cado Bottega, Hellen Couto. Produção de RTVC: Flávia Cota. Produtora de Áudio: Lado B. Atendimento: Mariana Achutti. Aprovação: ALAP.

CATEGORIA: Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos
PRATA: Série "Inverno", da COMPETENCE para Tumelero / Promocional. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Ricardo Baptista. Direção de Arte: Hellen Couto. Produção de RTVC: Flávia Cota. Produtora de Áudio: Lado B. Mídia: Carla Azevedo. Atendimento: Rodrigo Ruschel. Aprovação: Nelson Tumelero.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Comunitários
OURO: "Campanha do Agasalho", da AMA para Canoas Shopping / Campanha do Agasalho. Direção de Criação: Zeca Honorato. Redação: Zeca Honorato. Produtora de Áudio: Gogó Produtora. Mídia: Camila Dadalt. Atendimento: Nilo Araújo Santos. Aprovação: Ge´rogia Petry.

CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
PRATA: "Lugar de Homen", da COMPETENCE para Mundo dos Esportes. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Thiago Ferrari. Produção de RTVC: Flávia Cota. Produtora de Áudio: Lado B. Atendimento: Carol Pacheco. Aprovação: Mundo dos Esportes.


ÁREA: Mídia Impressa

CATEGORIA: Alimentos
BRONZE: Série "Pratos Típicos", da QG SUL para Josapar / Arroz Tio João. Direção de Criação: Telmo Lanes e Marcelo Droopy. Redação: André Jardim. Direção de Arte: Rodrigo Branco. Produção Gráfica: Milton Reinaldo. Fotografia/Ilustração: Cláudio Francisco Meneguetti. Mídia: Viviane Cunha e Cláudia Galante. Atendimento: Vanessa Dias e Mara Bussolin. Aprovação: Luís Augusto Krause e Roberta Borgonovi.

CATEGORIA: Bebidas Alcoólicas
BRONZE: Série "Ronaldo Fraga", da COMPETENCE para Miolo Wine Group / Vinhos Tintos. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Keigiro Ueno. Direção de Arte: Taina Fiori. Produção Gráfica: Guilherme Loureiro. Fotografia/Ilustração: Ronaldo Fraga e Molinos e Lima. Estúdio: A123. Mídia: Carla Azevedo, Camile Marchezani e Camila Machado. Atendimento: Jeanini Pedroso e Fernanda Moraes. Aprovação: Adriano Miolo.

CATEGORIA: Cultura e Educação
PRATA: "Pense Magro", da E21 para Artmed Editora. Direção de Criação: Pablo Bohrz. Redação: Matheus Lehenbauer. Direção de Arte: Luciano Ferreto e Beto Dias. Fotografia/Ilustração: Luciano Ferreto. Mídia: Jessica Homem. Atendimento: Kim Gesswein e Debora Ziegler. Aprovação: Beatriz Valle.
BRONZE: "Menina Gigante", da MARTINS+ANDRADE para Colégio Leonardo da Vinci. Direção de Criação: Gerson Lattuada. Redação: Tiago Canto. Direção de Arte: Gustavo Panichi. Produção Gráfica: Edenisa Ramos. Fotografia/Ilustração: Sete Estúdio. Mídia: Flávio Franco. Atendimento: Larissa Lazzari. Aprovação: Julmara Figueiró.

CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
OURO: Série "O Brasil é feito pelas suas escolhas", da SÃO JORGE para Revista Voto. Direção de Criação: Fabiano Bonetti. Redação: Fabiano Bonetti. Direção de Arte: Maurício Chaulet. Produção Gráfica: Rafaela Cherubini. Fotografia/Ilustração: Ricardo Lage. Mídia: Juliana Duarte. Atendimento: Vanessa Backes e Alex Germani. Aprovação: Karim Miskulin.

CATEGORIA: Meios de Comunicação
PRATA: Série "Livro Getúlio", da NOVACENTRO para Correio do Povo / Livro Getúlio. Direção de Criação: Marcelo Firpo. Redação: Kauê Almeida Vieira. Direção de Arte: Fernanda Schossler. Produção Gráfica: Ana Buhler. Mídia: Luciana Penna. Atendimento: Thais Araújo. Aprovação: Luis Grisólio e Marcelo Folleto.
BRONZE: "Flintstones", da NOVACENTRO para Correio do Povo / Coleção Flintstones. Direção de Criação: Marcelo Firpo. Redação: Eduardo Pandolfo e Tiago Niederauer. Direção de Arte: João Pedro Corrêa e Luciano Colla. Produção Gráfica: Ana Buhler. Mídia: Luciana Penna. Atendimento: Vanessa Lara. Aprovação: Luis Grisólio e Marcelo Folleto.

CATEGORIA: Mercado Publicitário
PRATA: "GALO", da COMPETENCE para ALAP / Festival. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Helena Moraes e Eduardo Boldrini. Direção de Arte: Cado Bottega e Hellen Couto. Atendimento: Mariana Achutti. Aprovação: ALAP.

CATEGORIA: Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos
BRONZE: Série "Linha Studio Meber", da COMPETENCE para Meber Metais Sanitários / Torneiras - Linha Studio. Direção de Criação: Renata Leiria. Redação: Igor Becker. Direção de Arte: Diego Torgo. Produção Gráfica: Sérgio Aguirre. Fotografia/Ilustração: DBOX. Estúdio: Burti. Mídia: Camile Marchezani e Camila Machado. Atendimento: Jeanini Pedroso e Liege Ruas. Aprovação: Carlos Bertuol.

CATEGORIA: Política e Eleições
BRONZE: Série "Capas", da SÃO JORGE para Revista Voto. Direção de Criação: Fabiano Bonetti. Redação: Fabiano Bonetti e Cristiane Venite. Direção de Arte: Maurício Chaulet. Produção Gráfica: Carla Bildhauer e Rafaela Cherubini. Mídia: Juliana Duarte. Atendimento: Vanessa Backes e Alex Germani. Aprovação: Karim Miskulin.

CATEGORIA: Produtos e Serviços para Agropecuária
BRONZE: "Sete Anões", da E21 para BASF / PIX - HC. Direção de Criação: Pablo Bohrz. Redação: Cristiano Werkhauser. Direção de Arte: Beto Dias. Produção Gráfica: Dinaiara Vieira. Fotografia/Ilustração: Alopratoons. Mídia: Diná Lopes e Vivian Pordany. Atendimento: Alberto Meneguetti, Kim Gesswein, Fabiana Sudylowski, Regiane Larrosa. Aprovação: Adriana Boock.

CATEGORIA: Produtos e Serviços para a Indústria
PRATA: Série "Aço Inteligente", da COMPETENCE para Zamprogna / Aço. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Ricardo Baptista e Helena Moraes. Direção de Arte: Paulinho Silva e Cado Bottega. Produção Gráfica: Guilherme Loureiro e Sérgio Aguirre. Fotografia/Ilustração: Fescher Neo llustração. Mídia: Luciana Almeida, Vanessa Bussolin e Fernanda Bertol. Atendimento: Max Rathke e Rodrigo Ruschel. Aprovação: Luiz Eduardo Abreu e Norma Martinez de Souza.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde
PRATA: Série "Campanha Anti Tabagismo", da COMPETENCE para Hospital Mãe de Deus / Anti Tabagismo. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Rodrigo Pompeo. Direção de Arte: Marcos Hübner. Mídia: Carla Azevedo. Atendimento: Rosangela Lopes e Carol Pacheco. Aprovação: HMD.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos
OURO: Série "Trabalho Infantil", da COMPETENCE para Ministério do Desenvolvimento Social / Protesto ao Trabalho Infantil. Direção de Criação: Renata Leiria e Claudio Franco. Redação: Thiago Ferreira. Direção de Arte: Gustavo Sperb. Produção Gráfica: Sérgio Aguirre. Fotografia/Ilustração: Sérgio Lima. Estúdio: Burti. Mídia: Carla Azevedo. Atendimento: Gabriel Aquino e Márcia Godinho. Aprovação: MDS.
PRATA: Série "Bichos na Estrada de Fofinhos não Tem Nada.", da COMPETENCE para Univias / Segurança Na Estrada. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Karin Rowell e Conrado Schnarndorf. Direção de Arte: Tom Soraire, Hellen Couto e Eduardo Boldrini. Produção Gráfica: Marcelo Aguilar. Fotografia/Ilustração: Lima e Banco de Imagens Univias. Estúdio: Meca. Atendimento: Rosangela Johansson Rios e Tais Souza. Aprovação: Univias.

CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
PRATA: Série "Praça de Alimentação", da COMPETENCE para BarraShoppingSul / Praça de Alimentação. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Thiago Ferreira. Direção de Arte: Marcos Hübner. Mídia: Carla Azevedo, Camile Marchezani e Jamin. Atendimento: Marcela Cheuiche e Gabriela Chaves. Aprovação: Patricia Gonçalves.
BRONZE: Série "Alma Surf", da COMPETENCE para Barra Shopping Sul / Evento. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Rodrigo Pompeo. Direção de Arte: Marcus Hübner. Mídia: Carla Azevedo e Camile Marchezani. Atendimento: Marcela Cheuiche e Gabriela Chaves. Aprovação: Patricia Gonçalves.
BRONZE: "Por do Sol", da COMPETENCE para BarraShoppingSul / Restaurantes. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Thiago Ferreira. Direção de Arte: Marcos Hübner. Produção Gráfica: Sergio Aguirre. Fotografia/Ilustração: Banco de Imagens. Mídia: Carla Azevedo. Atendimento: Marcela Cheuiche e Gabriela Vargas. Aprovação: BarraShoppingSul.

CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte
PRATA: Série "Coleção Ilha dos Açores - Portugal", da AMA para Indiada Moda Aventura / Boutique de moda. Direção de Criação: Zeca Honorato. Redação: Zeca Honorato. Direção de Arte: Marcel Viero. Produção Gráfica: Anna Paula D´ambrosi. Fotografia/Ilustração: Lucas Cuervo. Estúdio: Lucas Cuervo. Mídia: Camila Dadalt. Atendimento: Carlos Eduardo Amaral. Aprovação: Bento Corbetta Ribeiro.

CATEGORIA: Veículos Pessoais e Profissionais
BRONZE: "BOLSA", da COMPETENCE para Volkswagen / Fox. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Frank Engelbert. Direção de Arte: Henrique Aguiar. Produção Gráfica: João Fernando Saddock. Mídia: Valéria Ferreira e Anne Matoso. Atendimento: Simone Kanda e Tahyse Luchetta. Aprovação: Malu Luft e Ricardo Almeida.


ÁREA: Mídia Exterior

CATEGORIA: Alimentos
BRONZE: Série "Pule para a melhor parte", da QG SUL para Isabela / Tortinhas, Due e Mousse. Direção de Criação: Telmo Lanes e Marcelo Droopy. Redação: André Jardim. Direção de Arte: Rodrigo Branco e Teodoro Marques. Produção Gráfica: Milton Cruz. Fotografia/Ilustração: Cláudio Francisco Meneguetti. Mídia: Viviane Cunha e Cláudia Galante. Atendimento: Ricardo Riambau e Mara Bussolin. Aprovação: Ana Paula Okazaki e Tatiana Vidal.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde
OURO: "Um Verão, Cura Tudo", da COMPETENCE para Farmácias Panvel. Direção de Criação: Paulinho Silva e Ricardo Baptista. Redação: Rafael Rizzo. Direção de Arte: Carlos Farneda. Produção Gráfica: Sérgio Aguirre. Fotografia/Ilustração: Marcos Andrade. Estúdio: Anderson Mangili. Mídia: Carla Azevedo. Atendimento: Lucila Santos Oliveira e Daniele Pandolfo. Aprovação: Panvel.


ÁREA: Mídia Digital

CATEGORIA: Produtos e Serviços para Agropecuária
PRATA: "Fim das Lagartas", da E21 para BASF / Nomolt Imunit. Direção de Criação: Pablo Bohrz. Redação: Cristiano Werkhauser. Direção de Arte: Beto Dias. WebDesign: E21 Digital. Mídia: Vivian Pordany e Diná Lopes. Atendimento: Alberto Meneguetti, Kim Gessweinn, Fabiana Sudylowski, Regiane Larrosa. Aprovação: Adriana Boock.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos
BRONZE: "Vote No Metro de Porto Alegre", da E21 para Trensurb / Transporte. Direção de Criação: Eurico Antunes. Redação: Carlos Augusto Hentges de Souza. WebDesign: E21 Digital. Mídia: Vivian Pordany e Diná Lopes. Atendimento: Fabiana Arantes, Jorge Lewis, Mariana Ferrazi. Aprovação: Janio Ayres.


ÁREA: Websites

CATEGORIA: Cultura e Educação
BRONZE: "Em teu nome", da DZ ESTÚDIO para Accorde Filmes / hotsite. Direção de Criação: José Pedro Paz e Davi Neves. Redação: Davi Neves e Emanuela Pegoraro. Direção de Arte: José Pedro Paz. Fotografia/Ilustração: Roberto Laguna. WebDesign: José Pedro Paz e Marcelo Oliveira. Atendimento: Davi Neves. Aprovação: Mari Costa e Paulo Nascimento.

CATEGORIA: Meios de Comunicação
PRATA: "Portal Coletiva.net", da DZ ESTÚDIO para Editora Coletiva / Portal. Direção de Criação: José Pedro Paz e Davi Neves. Redação: Coletiva.net. Direção de Arte: José Pedro Paz. WebDesign: José Pedro Paz. Atendimento: Davi Neves e Marcelo Oliveira. Aprovação: José Antônio Vieira da Cunha.


ÁREA: Mídia Alternativa

CATEGORIA: Produtos e Serviços para Agropecuária
PRATA: "Relógio Nomolt", da E21 para BASF / Nomolt Imunit. Direção de Criação: Pablo Bohrz. Redação: Cristiano Werkhauser. Direção de Arte: Beto Dias. Produção Gráfica: Dinaiara Vieira. Fotografia/Ilustração: Fescher Neoilustração. Mídia: Vivian Pordany. Atendimento: Alberto Meneghetti, Kim Gesswein, Fabiana Sudylowski, Regiane Larrosa. Aprovação: Adriana Boock.


ÁREA: Campanhas e Mídias Integradas

CATEGORIA: Alimentos
BRONZE: "Pule para a melhor parte", da QG SUL para Isabela / Tortinhas, Due e Mousse. Direção de Criação: Telmo Lanes e Marcelo Droopy. Redação: André Jardim. Direção de Arte: Rodrigo Branco e Teodoro Marques. Produção Gráfica: Milton Reinaldo. Fotografia/Ilustração: Cláudio. Produção de RTVC: Adriana Cardoso e Andrea Paiva. Produtora de Filme: Teddy Bear Finish. Produtora de Áudio: Loop Reclame. Direção do Comercial: Lilian Lírio. WebDesign: Box 3. Mídia: Viviane Cunha e Cláudia Galante. Atendimento: Ricardo Riambau e Mara Bussolin. Aprovação: Ana Paula Okazaki e Tatiana Vidal.

CATEGORIA: Produtos e Serviços para Agropecuária
OURO: "Fim das Lagartas", da E21 para BASF / Nomolt Imunit. Direção de Criação: Pablo Bohrz. Redação: Cristiano Werkahuser. Direção de Arte: Beto Dias. Produção Gráfica: Dinaiara Vieira. Fotografia/Ilustração: Fescher Neoilustração. Produção de RTVC: Dinaiara Vieira. Produtora de Filme: Brava Filmes. Produtora de Áudio: Radioativa. Direção do Comercial: Mocita. WebDesign: E21 Digital. Mídia: Dina Lopes e Vivian Pordany. Atendimento: Alberto Meneghetti, Kim Gessweinn, Fabiana Sudylowski, Regiane Larrosa. Aprovação: Adriana Boock.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde
BRONZE: "Complete A Vida de Alguém", da E21 para Complexo Hospitalar Santa Casa / Doação de Orgãos. Direção de Criação: Pablo Bohrz. Redação: Cristiano Werkhauser. Direção de Arte: Beto Dias. Produção Gráfica: Dinaiara Vieira. Fotografia/Ilustração: Raul Krebs- Estúdio Mutante. Estúdio: Digital Imagens Perfeitas. Produção de RTVC: Dinaiara Vieira. Produtora de Filme: Farofa Filmes. Produtora de Áudio: Radioativa. Direção do Comercial: Jasser Rosseto. WebDesign: E21 Digital. Mídia: Vivian Pordany. Atendimento: Jorge Lewis, Ana Paula Machado, Karine Morais, Marcelo Maica. Aprovação: Claudia Silber.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos
PRATA: "Você é Insubstituível", da NOVACENTRO para Daer-Rs. Direção de Criação: Marcelo Firpo. Redação: Eduardo Pandolfo, Tiago Niederauer, Marcelo Firpo. Direção de Arte: Rafael Dallegrave e Fernanda Schössler. Produção Gráfica: Ramão Sanches. Fotografia/Ilustração: Paulo Garrido. Estúdio: Estúdio 248. Produção de RTVC: Ramão Sanches. Produtora de Filme: Estação Elétrica. Produtora de Áudio: Loop Reclame. Direção do Comercial: Raphael Coutinho. WebDesign: Fabiana Iglesias, Milena Gerhardt, Davi Neves. Mídia: Luciana Penna. Atendimento: Vanessa Lara e Alexandre Pradier. Aprovação: Fernando Noronha.

CATEGORIA: Vestuário e Acessórios Pessoais
BRONZE: "Diadora 80", da COMPETENCE para Diadora / 80. Direção de Criação: Marcelo Pires. Redação: Thiago Ferreira e Renata Leiria. Direção de Arte: Marcos Hübner. Produção Gráfica: João Paulo. Produção de RTVC: Flávia Cota. Produtora de Filme: Fly. Atendimento: Susana Pradel, Mariana Abreu, e Bruna Borges. Aprovação: Juliano Colares e Luciane Bohrer.


ÁREA: Apresentações Especiais

CATEGORIA: Peça Publicitária Relativa a Datas Promocionais
BRONZE: "Você não sabe como é bom", da AMA para Agência AMA / Dia da Mulher. Direção de Criação: Zeca Honorato. Redação: Gustavo Araújo Santos e Zeca Honorato. Direção de Arte: Marcel Viero. Produção Gráfica: Priscila Brumann. Mídia: Camila Dadalt. Atendimento: Zeca Honorato. Aprovação: Zeca Honorato e Gustavo Araújo Santos.

CATEGORIA: Melhor Aproveitamento de Patrocínio
BRONZE: "Patrocinador Master", da SLM OLGILVY para Banrisul / Institucional. Direção de Criação: Paulo Silva. Redação: Tiago Russel. Direção de Arte: Karine Brasil. Produção de RTVC: Jozé Luce. Produtora de Filme: Dr. Smith!. Produtora de Áudio: Gogó. Direção do Comercial: Juliano Rybarczyk. Mídia: Marcia Wallau e Rosana Oliveira. Atendimento: Carolina Dutra e Sônia de Souza. Aprovação: Naiar Lima e Jorge Moraes.

fonte: http://www.colunistas.com/propaganda/prrs27ata2009.html

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